• Guitarra
Menu
No passado dia 10 de outubro, realizou-se um Seminário Permanente do Grupo de Investigação do INET-md Educação, Música e Teatro na Comunidade (GIEMTC), que teve lugar em formato híbrido, nas instalações da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, e via Zoom.
 
 
O Seminário, intitulado “Análise de nível populacional de associações entre a participação musical na escola e o desempenho académico” foi amavelmente oferecido e orientado pelo Prof. Peter Gouzouasis, docente no Departamento de Currículo e Pedagogia na University of British Columbia, Canadá.
 
 
Este estudo, levado a cabo pelo investigador e a sua equipa, usou registos escolares de milhares de estudantes de quatro escolas públicas da região de British Columbia, para examinar relações entre a Educação Musical na escola e o desempenho académico dos alunos nas disciplinas de Matemática, Ciências e Inglês. Os resultados sugerem que o envolvimento musical durante vários anos, especialmente na música instrumental, pode beneficiar o desempenho académico dos alunos no ensino secundário.
 
Como tem sido habitual nos últimos cinco anos, neste Seminário participaram estudantes do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico e do Mestrado em Ensino de Música, bem como colegas do GIEMTC e outros docentes e investigadores.