Notícias
7.ª Conferência de Lisboa | Chinese Music and Musical Instruments
Chinese Music and Musical Instruments
中国⺠乐与乐器: 里斯本第七届研讨会
Chinese Music and Other Asian Musical Traditions
7th Lisbon Conference | 6–7 May
中国⺠乐与乐器: 里斯本第七届研讨会
Chinese Music and Other Asian Musical Traditions
7th Lisbon Conference | 6–7 May
O Centro Científico e Cultural de Macau em Lisboa (CCCM) e a European Foundation for Chinese Music Research (CHIME), com sede em Leiden, Países Baixos, e a Câmara Municipal de Mafra, em conjunto com outras instituições portuguesas, públicas e privadas, organizarão nos dias 6 e 7 de maio do corrente ano a sétima edição da Lisbon Conference: Chinese Music and Musical Instruments.
No dia 6 de maio, as sessões académicas e o concerto decorrerão no Auditório do CCCM, e, no dia 7 de maio, no Palácio Nacional de Mafra.
Uma das inovações desta edição da Conferência de Lisboa, será a abordagem de algumas tradições musicais noutros países da Ásia, nomeadamente da Índia, da Indonésia e, ainda, de outros pontos do sudeste asiático.
6 e 7-05-2024 | Auditório do Centro Científico e Cultural de Macau (Lisboa) e Palácio Nacional de Mafra
Esta edição contará com a participação de 25 investigadores, portugueses e estrangeiros, provenientes de 11 países. Abordarão nas suas comunicações temas relacionados com a música e os instrumentos musicais chineses, quer no âmbito da etnomusicologia, quer da musicologia histórica. A par das comunicações académicas, serão realizados alguns concertos e recitais cujo repertório inclui música chinesa, música indonésia e também a fusão instrumental de música chinesa e indiana. Esta conferência mantém como principal objetivo a sensibilização do meio académico para o estudo sistémico da música e respetivo instrumental asiáticos, assim como a divulgação de géneros musicais de outras culturas asiáticas junto do público generalizado.
Desde 2016, a Fundação Jorge Álvares tem sido o principal patrocinador da Lisbon Conference: Chinese Music and Musical Instruments que, conjuntamente com outras instituições públicas e privadas, muito têm contribuído para a divulgação em Portugal da música chinesa e dos instrumentos musicais chineses.