• Bombos2
SEMINÁRIO PERMANENTE DE ESTUDOS EM DANÇA

Os Seminários Permanentes do Grupo de Investigação Estudos em Dança (GIED) do INET-md pretendem ser um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho e discutir projetos e investigações em curso. Os enormes desafios que nos aguardam são como um elogio à insistência e persistência (alguns dirão de resiliência), que representa qualquer investigação científica, com maior evidência nas áreas artísticas, e uma das singelas, mas representativas razões dos Seminários Permanentes organizados pelo Grupo de Investigação de Estudos em Dança terem como opção cromática a cor de salmão, ilustram um contínuo contra a corrente, sempre avançando em resistente dinâmica de força e querer.

2024-04-16 | 18h00-20h00 | Faculdade de Motricidade Humana, Edifício dos Esteiros, Sala 8 | Sala Zoom

Acesso livre, em formato híbrido.

Sala Zoom
ID da reunião: 91424617651
Senha: 103923

Dança Fantasmagórica: Investigar a Relação do Corpo com um Avatar de Realidade Virtual

Rui Filipe Antunes | CICANT
Cecília de Lima | INET-md
José Siopa | LASIGE

Neste seminário iremos apresentar o projeto exploratório intitulado Dança Fantasmagórica (EXPL/ART-PER/1238/2021). Este projeto questiona como a nossa percepção corporal é alterada quando nos movemos com um avatar de realidade virtual. Como experienciamos a nossa materialidade corporal, a perceção de toque, de peso, de tempo e espaço quando o nosso corpo pode ser trespassado por um corpo imaterial em movimento?

Através de estudos computacionais em interação com uma análise fenomenológica com bailarinos, o projeto pretende contribuir para o pensamento crítico perante o novo paradigma de relações desincorporadas.

Neste seminário pretendemos facultar, a todos os interessados, um momento de dança com avatares de Realidade Virtual para, em seguida, partilhar impressões sobre a experiência.

Mais informações em: https://ghostdance.ulusofona.pt

Rui Filipe Antunes | Explora representações do corpo humano através de processos algorítmicos. Investigador integrado no CICANT, Universidade Lusófona, colabora com o INET-md. Coordenador do projeto Ghostdance (EXPL/ART-PER/1238/2021), no qual investiga o movimento dançado em interação com realidade virtual. Com doutorado em Artes e Tecnologias Computacionais pela Goldsmiths, Universidade de Londres, foi bolseiro Marie Sklodowska-Curie no MIRALab, Universidade de Genebra, e no BioISI, Universidade de Lisboa. Anteriormente, frequentou cursos de Escultura e Artes Visuais no Ar.Co.

Cecília de Lima | Co-coordenadora do projeto Ghostdance (EXPL/ART-PER/1238/2021). Doutorada na especialidade de Dança pela Universidade de Lisboa e Mestre em coreografia pela ArtEZ Faculty of Arts (NL). Professora da Licenciatura e Mestrado da Escola Superior de Dança (IPL). Investigadora do INET-md, onde desenvolve investigação no campo da relação da dança com fenomenologia, ciências cognitivas, práticas somáticas, educação pela arte e digital-media art. De 2016 a 2023 foi Professora da Faculdade de Motricidade Humana (UL). Foi professora convidada em diversas Universidades, destacando: Amsterdam Faculty of Arts, ArtEZ Faculty of Arts e Universidade Aberta – Doutoramento em Digital-Media Art. Iniciou a sua carreira profissional como coreógrafa e bailarina trabalhando com diversos criadores Europeus e foi co-diretora da companhia Canvas Performing Art. (NL). URL: www.ceciliadelima.com

José Siopa | Licenciado em Engenharia Informática, é um apaixonado por programação e inovação tecnológica. Após concluir sua licenciatura, decidiu aprimorar seus conhecimentos através de um mestrado no mesmo ramo. Paralelamente aos estudos, José é membro ativo de um grupo dedicado à criação de jogos por pura diversão, onde coloca suas habilidades em prática e explora a sua vocação para programação. Com uma mente criativa e com determinação, ele busca constantemente novos desafios e oportunidades para expandir seu domínio no campo da tecnologia, inspirando-se na busca pela excelência e inovação.