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O artigo aborda a música e as suas interações em dois filmes realizados por João César Monteiro – Recordações da Casa Amarela e A Comédia de Deus. Ao analisar a música que acompanha o comportamento voyeurístico da personagem João de Deus em relação a Julieta, a sua sobrevalorização sexual de Rosarinho e o fetichismo evidenciado na sua relação com a roupa interior de Joaninha, podemos compreender melhor a personalidade da personagem principal e o papel da música no desenvolvimento dos enredos do cinema de Monteiro.
 
A investigação subjacente ao artigo foi realizada em parceria com Margarida Medeiros, e é também em sua memória que este trabalho é agora publicado, representando um esforço colaborativo que integra múltiplos enquadramentos, desde os estudos de cinema até à musicologia. A opção por uma abordagem interdisciplinar permite uma exploração abrangente da música nos filmes em questão e reitera as conexões entre elementos fílmicos.
 
Margarida Medeiros foi uma pesquisadora notável no campo da fotografia, com inestimáveis contribuições para a ciência. A sua paixão e competência nas áreas do cinema e da fotografia continuarão sempre a inspirar-nos.
 
 
 
 
Resumo do artigo (em inglês):
 
This article addresses the music and its interactions in two films directed by João César Monteiro – Recordações da Casa Amarela [Recollections of the Yellow House] and A Comédia de Deus [God’s Comedy]. These are the first two films in God’s Trilogy, a trilogy released between 1989 and 1999. Together, they tell the story of a character called João de Deus, who lives and behaves in ways that deviate from social and moral norms, establishing obsessive and perverse relationships with several women. In this article, we approach the music and sounds we hear in certain scenes and the way these work in representing the character’s ‘self’. Thus, by analysing the music that accompanies the voyeuristic behaviour of the character João de Deus towards Julieta, his sexual overvaluation of Rosarinho, and the fetishism evidenced in his relationship with Joaninha’s underwear, we can both better define the main character’s personality and understand the role music plays in developing the plots of Monteiro’s cinema.