• Caretos
Menu
SEMINÁRIO PERMANENTE DE ESTUDOS EM DANÇA
 
Os Seminários Permanentes do Grupo de Investigação Estudos em Dança (GIED) do INET-md pretendem ser um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho e discutir projetos e investigações em curso. Os enormes desafios que nos aguardam são como um elogio à insistência e persistência (alguns dirão de resiliência), que representa qualquer investigação científica, com maior evidência nas áreas artísticas, e uma das singelas, mas representativas razões dos Seminários Permanentes organizados pelo Grupo de Investigação de Estudos em Dança terem como opção cromática a cor de salmão, ilustram um contínuo contra a corrente, sempre avançando em resistente dinâmica de força e querer.
 
 
 
2024-03-13 | 18h00-20h00 | Sala Zoom
 
Acesso livre, exclusivamente online:
 
Sala Zoom
ID da reunião: 92097695613
Senha: 001401
 
 
Dança e Inclusão
  
Silvia Wolff | UFSM
 
A pesquisadora apresenta um relato de experiência sobre sua trajetória na dança e as transformações ocorridas em seu percurso após um Acidente Vascular Cerebral. Ao abordar sua atuação acadêmica desde o doutorado até o ingresso como docente de dança no ensino superior traz relações entre dança, deficiência, educação somática e criação.
 
 
Henrique Amoedo | Dançando com a Diferença
 
Henrique Amoedo abordará a sua trajetória pessoal e profissional nos processos de participação das pessoas com deficiência no âmbito da Dança Contemporânea. Do âmbito institucional à participação em programações regulares de importantes teatros e festivais de dança no mundo, apresentará – a partir da sua experiência profissional – uma perspetiva da evolução histórica da dança (inclusiva) à dança. 

 

Blasons (c) José Caldeira

 

 


Silvia Wolff | Doutora em Artes/UNICAMP/2010, Bacharel em Comunicação/PUCRS/2000 e Mestre em Artes/Dança/NYU/2005. Dançou profissionalmente junto a companhias como Berlin Opera Ballet, Pennsylvania Ballet e Rothlisberger Tanz Co., na Alemanha, Estados Unidos e Suíça, respectivamente. Desde um AVC, em 2007, se dedica à exploração das relações entre a dança e a reabilitação. Desenvolveu estudos nesta área em Baltimore, nos Estados Unidos e em Zurique, na Suíça.

 

 
Henrique AmoedoLicenciado em Educação Física e Desporto (1994) e especialista em consciencialização corporal (1999), inicia o seu trabalho com a criação da Roda Viva Cia. de Dança (Natal - Brasil), em parceria com Edson Claro. É Mestre em Performance Artística – Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Em sua dissertação de Mestrado (concluída em 2002), apresenta o conceito de Dança Inclusiva, utilizado em contextos académicos e artísticos até hoje, em diferentes países.