• Palco
Menu
OFICINA PERFORMATIVA @evamariageni é uma atividade com mulheres para explorar de forma criativa questões relacionadas ao feminismo e ao mulherismo na contemporaneidade! Vamos realizar dinâmicas que consideramos digifeminismos! 
 
2024.02.09 | 14h00-17h00 | FMH-UL, Edifício Esteiros (Lisboa) | Estúdio A 
 
Entrada livre.
 
 
 
OFICINA PERFORMATIVA @evamariageni
 
Aline Bernardi  & Ivani Santana | @evamariageni
 
Abordaremos as questões atuais relacionadas ao "ser mulher", seus limites, conflitos e anseios. Exploraremos as narrativas feministas e suas lutas num mundo ainda desigual. A oficina convida as participantes a deixarem suas marcas em um longo tecido criado por várias mulheres de diferentes lugares, o qual é posteriormente utilizado no espetáculo As Histórias de @evamariageni.
 
 
 
Aline Bernardi | Artista transdisciplinar com ênfase nos estudos de escritas dançadas, pesquisa guiada pela prática, artes do corpo e da cena, improvisação, contato improvisação. Pesquisadora-docente. Mestra do Programa de Pós Graduação em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGDan / UFRJ, bolsista CAPES. Pós-Graduada no Programa de Especialização PCA (Preparação Corporal nas Artes Cênicas) da Faculdade Angel Vianna. Aperfeiçoamento em Performance através do Programa F.I.A. (Formação Intensiva Acompanhada) do c.e.m. (centro em movimento), de Lisboa [2015]. Graduada em Licenciatura Plena na Faculdade Angel Vianna. Formação Técnica em Dança Contemporânea pela Escola Angel Vianna [2008]. Autora do livro performance Decopulagem (versão ateliê - 2019), com reedição pela Ed, Caseira prevista para 2023. Autora e Organizadora do livro Lab Corpo Palavra: chão para uma prática de escritas dançadas, pelas Edições PPGDan/UFRJ, em co-edição pela Ed. Circuito e pela Coleção Cadernos Sensórios Corpo Palavra (2023). Pesquisadora do Grupo de Extensão Universitária CLiPES - Corpo, Linguagem, Política, Educação e Subjetividade, vinculado à Linha de Pesquisa em Cultura e Conhecimento do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA, IFBA, UNEB, UEFS, LNCC e CIMANTEC). Também se vincula ao Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB, particularmente a Linha de Pesquisa Educação, Política e Linguagens.Criadora e Propositora do Lab Corpo Palavra e Diretora Artística do selo Celeiro Moebius. Formação em Hatha Yoga pelo Simplesmente Yoga / Marco Shultz. Formação pelo Método Ivando Bertazzo. Certificada em Técnicas de Terapia Crânio Sacro pela Upledger Brasil. Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisas, Estudos e Encontros em Dança/UFRJ - onucleo/UFRJ. Atuou como Professora Substituta de Dança do Colégio Pedro II - Unidade Realengo II, fundadora do NACE - Núcleo de Artes Cênicas, tendo integrado o projeto de implementação da dança e do teatro no Ensino Básico e Ensino Técnico da Instituição {2018-2019]. Idealizadora, Curadora, Co-Gestora e Artista/Professora do Entre Serras - Residências Artísticas e Políticas da Sustentabilidade [2015-2023]. Integrante do Coletivo OCO, que atuou no fomento, pesquisa e difusão da prática de contato improvisação na cidade do Rio de Janeiro (2012-2017). Integrante e Fundadora da Cia Impele de Dança e Teatro, com o espetáculo de estréia Mar de Ressaca dirigido por Marco André Nunes. Atuação cênica desde 2006 com trabalhos independentes, em projetos e parcerias. Entre os grupos e cias de dança e/ou teatro com quem já atuou, destacam-se: Companhia Teatral do Movimento (Direção de Ana Kfouri - Rio de janeiro/RJ), Teatro da Vertigem (Direção Antônio Araújo - São Paulo/SP), Os Dois Cia de Dança (Direção Giselda Fernandes - Rio de Janeiro/RJ), Cia de Dança Luisa Coser (Direção Luisa Coser - Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP), Grupo Off Sina (Direção Richard Riguetti - Rio de Janeiro/RJ). | Site | Lattes | ORCID 
 
 
Ivani Santana | Artista e pesquisadora e dedica-se ao campo da dança com mediação tecnológica a partir de investigação teórico-prática. A fundamentação conceitual estrutura-se em três pilares principais: Improvisação em Dança, Teoria Enativista e Cultura Digital. Professora Titular do Departamento de Arte Corporal (EEFD) e do Programa de Pós Graduação Dança (UFRJ) e do PPG Artes Cênicas (UFBA). Pesquisadora PQ 1C, é mestre (2000) e doutora (2003) em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Realizou Pós Doutorado no Sonic Arts Research Centre (Reino Unido, 2012/13), com a pesquisa Dramaturgia do Corpo (Tele)Sonoro". Recebeu bolsa CAPES de Professora Visitante (2018/2019) na Simon Fraser University para o desenvolvimento de pesquisa interdisciplinar com colaboração do Dr. Evan Thompson, Dra. Rebecca Todd (University British Columbia) e Alva Noë (UC Berkeley/EUA) (2018/2019). Pioneira no Brasil em pesquisa de dança telemática via redes acadêmicas avançadas de telecomunicação (TICs). Idealizadora e membro da conexão Mulheres da Improvisação e da LATINA(S)CÊNICAS - rede Latino-Americana de Tecnologias e Intermidialidades nas Artes Cênicas. Líder do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual, o qual desenvolve vários projetos, muitos dos quais contemplados com bolsas e auxílios da FAPESB, CAPES e CNPq, além de editais culturais como Iberescena, VivoLab, Cultura Digital e Fundo de Cultura. Autora dos livros: Corpo Aberto: Cunningham, dança e novas tecnologias (SP:FAPESP/EDUC, 2002) e Dança na Cultura Digital (BA:FAPESB/EDUFBA,2006) e organizadora do caderno Estados da Dança: entrevistas, relatos e ensaios de criadores contemporâneos (Salvador: GIPE-Cit/PPGAC/UFBA, 2006). Co-Editora Chefe da Revista Eletrônica Repertório (PPGAC). Possui vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais tais como International Journal of Performance Arts and Digital Media, Liminalities, Culture and Globalization, Participou da edição especial da revista belga Nouvelles de Dance com a pesquisa em artes do corpo e cognição. Artista da Dança atuante concebendo espetáculos, instalações, videodança, etc. Premiada no Monaco Dance Forum com o Prêmio Unesco para a promoção das Artes - Novas Tecnologias, e com a Residência Artística no renomado Centre Chorégraphique National Pavillon Noir, em Aix-en-Provance, França. Participa periodicamente de importantes congressos e encontros: Body Knowledge, The Society for the Study of Artificial Intelligence and Simulation of Behaviour, Sonorities, Transmidialab, DHDR, dentre outros. Criações destacadas: ambientes cênicos interativos (ex.: Corpo Aberto/2001, RUMOS Dança Itaú Cultural ), instalações (ex.:Casa de Nina/2004, Memórias do tempo/2014), intervenções urbanas (ex.: Res: vc, Duchamp seu texto e eu/2010, Memórias do espaço/2014); videodança (ex.: Pele/2002, Memórias de uma memória/2014); Dança Telemática / Arte em Rede (ex.: VERSUS - 2005, entre 3 cidades brasileiras; Proyecto Paso - 2006, entre 3 países; Nikonen, Paso ao Chile - 2007, entre 4 países; e-Pormundos Afeto - 2009 a 2011, Brasil e Espanha; Frágil - 2011, entre 7 grupos de pesquisa brasileiros; Embodied Varios Damstadt 58 - 2013, Brasil, México, Espanha; Personare - 2014, Brasil, Portugal, Chile; ciberperformances realizadas com a APAN - The Asia Pacific Advanced Network, na qual participam países da Europa e Asia- 2012/2013 etc. A convite do Balé Teatro Castro Alves desenvolveu o projeto Gretas do Tempo (2014). Dedica-se desde 2019 ao desenvolvimento de projetos em realidade artificial | Lattes | ORCID