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Seminário GIEEMP | O ecossistema musical versus o donut musical: Uma comparação de dois conceitos para imaginar o futuro da música durante a crise climática
Esta comunicação divide-se em três partes. Em primeiro lugar, apresento uma visão geral de como o termo “ecossistema musical” ganhou prevalência crescente ao longo da última década numa série de comunidades, incluindo as indústrias musicais, os organismos e decisores políticos financiados pelo Estado, e a academia. Descrevo a ideologia que sustenta os ecossistemas musicais tal como são concebidos atualmente, contrastando-os com a sua dependência de uma biosfera que está sob ameaça de colapso (Bradshaw et al 2021). Em segundo lugar, proponho que as definições existentes de “ecossistema musical” possam ser construtivamente informadas pelo conceito de “doughnut economics” de Raworth (2012). Uma definição potencialmente valiosa (embora não a única) de “ecossistema musical” poderia, portanto, ser a de “um sistema sustentável para a vida musical que contribua para uma base social de bem-estar da qual ninguém deve ficar abaixo, respeitando ao mesmo tempo o tecto ecológico da pressão planetária de que não devemos ir além. Um ecossistema musical sustentável opera entre os limites da base e do tecto acima mencionados – um espaço musical seguro e justo para todos.” Em terceiro, considero como os conceitos do ecossistema musical e do “donut musical” se aplicam a dois estudos de caso na cidade de Glasgow: o Music Broth e o Festival TRNSMT. A comunicação será apresentada em inglês.