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Publicação | Music performance anxiety in Portuguese higher education: Contextual factors, perceptions, and strategies
O artigo "Music performance anxiety in Portuguese higher education: Contextual factors, perceptions, and strategies", do doutorando Samuel Barros, Helena Marinho e Anabela Pereira, está publicado na Revista Musicae Scientiael (v23, nº7, 2023).
Resumo
A ansiedade no desempenho musical (APM) afeta a saúde, o bem-estar e a qualidade do desempenho. As características da APM são multifacetadas e causadas principalmente por factores psicofisiológicos que geram uma sensação de perda de controlo. Os objetivos do presente estudo foram compreender a APM no contexto do Ensino Superior de Música em Portugal através dos pensamentos e percepções individuais e colectivas relatados por professores e alunos; identificar as estratégias utilizadas tanto pelos professores durante o processo de ensino-aprendizagem para os alunos lidarem com os efeitos da APM como pelos próprios alunos; e retratar a extensão do apoio institucional aos alunos que experimentam APM. Realizámos entrevistas semiestruturadas a 24 estudantes e 12 professores de quatro instituições de ensino superior em Portugal e analisámos os dados tematicamente. Identificámos quatro temas abrangentes (percepções de APM, estratégias, factores contextuais e apoio institucional), dos quais emergiram 10 subtemas. Para além de confirmarem a presença de factores psicofisiológicos vivenciados antes, durante e após as actuações, os resultados sugerem que a APM pode diminuir com os anos de experiência e que as estratégias dos professores para contrariar a APM são limitadas. Os factores contextuais, a cultura institucional, a metodologia de ensino e a falta de apoio institucional contribuem para os elevados níveis de APM que continuam a ser encontrados nas instituições de ensino superior. Uma das implicações do estudo é que existe uma clara necessidade da APM ser discutida nas Instituições de Ensino com professores, estudantes e psicólogos. controle da ansiedade através de biofeedback.
Mais informações e artigo completo no website da Revista Musicae Scientiae.