• KovaM
Menu
No próximo dia 17 de outubro, pelas 18h00, o auditório do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA) recebe o concerto dos Duo Sigma, dedicado à interpretação da música contemporânea com ênfase no repertório luso-brasileiro. Este evento insere-se no "Ciclo de Conferências e Concertos Momentum - Compositores e intérpretes na 1ª pessoa" e faz parte das iniciativas promovidas pelo Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md).

 

IMG_6177.jpg   
 
Formado pelo violoncelista português Miguel Rocha e pela pianista brasileira Ana Cláudia Assis, o Duo Sigma dedica-se à interpretação da música contemporânea com ênfase no repertório luso-brasileiro. Este Duo, criado em 2017, tem-se apresentado em salas de concertos da América Latina e Europa com um repertório bastante diversificado. Embora ao longo dos séculos XVIII e XIX tenha existido uma produção intensa de grandes obras para violoncelo e piano, o que se observa a partir do século XX é um certo distanciamento dos compositores em relação a esta formação devido, provavelmente, à carga simbólica do período romântico que ela traz consigo. Dessa forma, o Duo Sigma surge também como um estímulo à criação de novas obras e de novas expressões artísticas para violoncelo e piano. 
Ao longo de sua trajetória, o Duo tem colaborado com compositores e compositoras de renome internacional como Bruce Reiprich (USA), Roberto Victorio (BR), João Pedro Oliveira (PT), Luis Menacho (AR), Isabel Soveral (PT). 
Atualmente, o Duo Sigma prepara-se para gravar o seu quarto álbum, dedicado integralmente à música russa e ucraniana para violoncelo e piano. 
Ciclo de Conferências e Concertos Momentum - Compositores e intérpretes na 1ª pessoa
Esta é mais um dos eventos inseridos no "Ciclo de Conferências e Concertos Momentum - Compositores e intérpretes na 1ª pessoa", uma iniciativa que pretende dar voz a compositores e intérpretes, revelando de forma mais informal os percursos de cada um. Pretende-se que cada encontro seja um momento de debate e partilha sobre assuntos de criação e interpretação musical. Os concertos associados, muitas vezes comentados, contribuem para a aproximação e sensibilização do público à música contemporânea.
O concerto, aberto ao público, é de entrada livre.

Cartaz