• Batuque
Menu
Exposição
 
Orfeu (1956-2013) - Políticas e Estéticas da Produção e Consumo de Música Popular no Portugal Moderno
 
 
01 a 30.10.2022 | Fonoteca Municipal do Porto
 

Esta instalacão é um dos resultados do Projecto Orfeu [1956-1983]: Políticas e estéticas da produção e consumo da música popular no Portugal Moderno desenvolvido em parceria pelo Instituto de Etnomusicologia [NOVA FCSH] e pela esad-idea [ESAD].

 

A instalacão explora as possibilidades do arquivo como método de investigação e projeto, construindo uma narrativa onde o catálogo fonográfico da etiqueta discográfica Orfeu vai sendo perspetivado a partir de uma atenção ao seu contexto cultural e político, às formas de edição, disseminação e consumo de música popular em Portugal na segunda metade do século XX.

 

Criada em 1956 por Arnaldo Trindade a Orfeu esteve em atividade até ao início dos anos 80. Configurando-se como um caso com caraterísticas impares no contexto da produção discográfica nacional e internacional, o seu período de atividade foi intersetado por momentos marcantes da história do país, sobretudo no trajeto de democratização política e social.

 

Revisitar a Orfeu, a diversidade do seu catálogo e o período temporal que os seus anos de atividade atravessam oferece-se, também, como uma possibilidade de revisitação crítica da história contemporânea portuguesa, das continuidades e ruturas, das reais mudanças e do que permanece, resistentemente, por mudar.