• KovaM
Em 2024, celebram-se os 60 anos do Festival RTP da Canção, um dos programas mais icónicos da televisão em Portugal. Ao longo das últimas seis décadas, o Festival não tem sido apenas o reflexo das dinâmicas sociais, mas é igualmente um motor de mudança, um espaço de contestação e um palco para a mediação de ideias e valores.
Este foi o mote para o documentário da autoria de Sofia Vieira Lopes (investigadora do INET-md) e do realizador Miguel Pimenta (RTP) que irá estrear no próximo dia 7 de março na RTP 1, às 21h, celebrando também os 67 ano da televisão em Portugal.

Realizado exclusivamente a partir de documentos do Arquivo da RTP, o documentário conta com a voz-off da apresentadora Filomena Cautela.
Este documentário decorre da investigação realizada por Sofia Vieira Lopes acerca do Festival RTP da Canção (financiada pela FCT) e pretende levar ao público em geral o conhecimento desenvolvido na sua tese de doutoramento.
É uma produção da RTP Inovação e daqui derivam seis pequenos vídeos que serão transmitidos ao longo das emissões das semifinais (24 de fevereiro e 2 de março) e final (9 de março) do Festival da Canção.
O documentário, legendado em inglês, será também exibido em Mälmo, na Suécia, na Conferência Internacional EUROVISIONS, no próximo mês de maio.