• citara
Menu
O investigador integrado do INET-md, Tiago Manuel da Hora, é autor e locutor da série radiofónica Herdeiros de Orfeu: Uma história da música antiga em Portugal, transmitida pela Antena 2 entre 7 de janeiro e 31 de março de 2024, no programa Caleidoscópio. 
 
 
 
 
 

  
A Música Antiga difundiu-se à escala internacional como um movimento estético-interpretativo, sobretudo a partir de meados do século XX, como uma corrente da prática e produção musical, cuja principal marca assentou na prática interpretativa em instrumentos de época assente no conhecimento histórico em torno da execução musical. Foi um dos fenómenos mais revolucionários nos últimos cem anos quando olhamos para a prática de música erudita, apesar de hoje ser uma abordagem comum. Em Portugal, este movimento apresenta um trajeto de cerca de seis décadas, que são retratadas ao longo deste programa, como uma biografia possível desta corrente no nosso país. Um percurso cujos alicerces remontam, na verdade, à viragem para o século XX, e que, ao longo de um percurso de cerca de um século, se cruzam com múltiplas facetas da nossa vida musical, desde a programação de concertos, à produção fonográfica, ao ensino, à investigação ou à promoção do património cultural histórico.

Ao longo de sucessivas gerações, o movimento da Música Antiga em Portugal (à imagem do contexto internacional) deu luz a um mercado autónomo, constituído por intérpretes, investigadores, agentes culturais e público especializado. Para conhecermos de forma mais completa a história da vida musical em Portugal nos últimos cem anos é incontornável fazer esta viagem guiada pelo musicólogo Tiago Manuel da Hora na Antena 2 (RTP), cuja acção enquanto investigador integrado do INET-md (NOVA FCSH) tem incidido sobre esse mesmo contexto, e que nos permitirá redescobrir alguns dos recantos deste legado dourado.
 
 
Mais informações sobre o programa aqui.