14.12.2022

O Auditório do CCCI, no Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA), vai acolher esta quarta-feira, dia 14, às 18h00, um concerto do Borealis Ensemble. Neste concerto serão estreadas obras de vários compositores, incluindo criadores do DeCA, como a docente Sara Carvalho, o mestrando Francisco Ribeiro, e a antiga aluna Camila S. Menino.

O projeto "Música a sério para instrumentos de brincar" combina criação e programação em torno de uma ideia central: a utilização de objetos, instrumentos e dispositivos normalmente associados ao jogo e à brincadeira. O recurso a instrumentos como o piano de brincar, flautas de bisel, ou até objetos comuns, têm-se constituído como uma alternativa à criação baseada em sonoridades e instrumentos convencionais.

O Borealis Ensemble integra António Carrilho (flautas de bisel), Helena Marinho (teclados) e Luís Bittencourt (percussões e objetos). Este projeto é uma co-produção do Miso Music Portugal, Teatro Narciso Ferreira, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Festival Dias de Música Electroacústica e Armazém22, com o apoio do INET-md, e financiamento do Programa Garantir Cultura / República Portuguesa (GEPAC).