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Resumo

Esta investigação desenvolve uma perspetiva sociocultural da atribuição causal (e.g. Heider 1958; Weiner 1974) das dificuldades na performance, aprendizagem e ensino de um instrumento musical, em articulação com os seus aspetos psicológicos e psicossociais. Investiga igualmente como as crenças atribucionais podem elas próprias construir a realidade, ao gerarem profecias autoconcretizadas (Merton 1968) capazes de constranger o desenvolvimento musical. Como estudo qualitativo de caso, esta investigação incide na performance, aprendizagem e ensino da viola d’arco. Combina-se investigação e prática através da observação, análise e ação, ao mesmo tempo que se desenvolverá uma investigação-ação participativa estimuladora da produção e troca de conhecimento entre investigadores, músicos, professores e estudantes. Tenciona-se contribuir para o ‘empoderamento’ dos participantes tanto pela revelação de constrangimentos tácitos sobre a performance, ensino e aprendizagem instrumental, como pela aplicabilidade prática dos resultados.

Coordenação

Pedro Santos Boia

Equipa

Pedro Santos Boia | David Wyn Lloyd | Jorge Alves | Mikhail Zemtsov

Instituições participantes

Universidade de Aveiro; ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Politécnico do Porto; LABEAMUS – Laboratório de Ensino e Aprendizagem Musical, INET-md; Zemtsov Viola Masterclass & Zemtsov Foundation; Koninklijk Conservatorium Den Haag – Conservatório Real da Haia (Países Baixos)

Período

Maio de 2017 até à data

Palavras-chave

Atribuição causal; ensino e aprendizagem do instrumento; performance musical; viola d'arco