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Resumo
 
Nas sociedades ocidentais contemporâneas, a música é uma parte essencial da vida dos jovens. Um crescente número de estudos tem sugerido que os jovens se envolvem profundamente em vários tipos de atividades musicais, e a música pop (quer ouvida, quer cantada) tem um papel central nas suas vidas. O envolvimento na performance musical não parece ser tão popular como ouvir música. A proporção entre o tempo dedicado à audição e à interpretação tem mudado, devido ao desenvolvimento das tecnologias de gravação. A gravação digital produz grandes quantidades de cópias, permitindo às pessoas ouvirem música em qualquer lado. No entanto, durante os últimos vinte anos, a participação dos jovens na performance musical tem aumentado, graças à popularidade do karaoke. O desenvolvimento tecnológico tem influenciado não apenas os aparelhos áudio, mas também as máquinas de Karaoke. Por exemplo, o karaoke pode ser acessível nos sistemas de telemóvel e assim tem-se tornado portável e omnipresente. Este projeto investiga a prática do canto de adolescentes e jovens na sua vida do dia-a-dia e na escola, em dois países diferentes, Japão e Portugal. Tenta compreender o significado de cantar nas suas vidas, perguntando aos jovens porque, onde, com quem, o que e como cantam, e bem como as razões porque eles cantam em situações do dia-a-dia e na escola e as suas atitudes face à prática do canto. Investigar a prática do canto pelos jovens nos dois países torna-se relevante, considerando a enorme popularidade do karaoke no Japão e a sua crescente prática em Portugal e ainda as diferenças entre os respetivos sistemas educativos e a ênfase atribuída ao canto no currículo do ensino genérico e nas catividades escolares.
 
 
Equipa de Investigação
Graça Boal-Palheiros, Hiromichi Mito (co-investigadores)
 
 
Instituição participante
Meiji Gakuin University, Tokyo, Japan
 
Financiamento
Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência
 
Período
2011-2015
 
 
Palavras-chave: prática do canto, vida do dia-a-dia, karaoke, educação musical