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Resumo

 

O serviço educativo da Casa da Música, a principal sala de concertos no Porto, criou uma aplicação específica com o objetivo de introduzir a apreciação musical nas escolas do 1º Ciclo numa base diária - o Orelhudo. Desde fevereiro de 2013, 7 escolas e 51 salas de aula, num total de 979 crianças tiveram a aplicação instalada nos seus computadores. Os professores envolvidos participaram anteriormente numa série de workshops. Para setembro de 2013, a expectativa é de que o projeto possa ser expandido para mais escolas e, no final de julho 2013 a versão da aplicação para as crianças seja colocado on-line, com acesso gratuito. Os critérios para a escolha das escolas apontaram para instituições públicas com crianças de variadas proveniências socioeconómicas e culturais. O objetivo deste estudo exploratório é aprofundar uma série de questões relacionadas com a implementação deste projeto nas escolas do 1º Ciclo, tendo em conta dois tipos de participantes nele envolvidos: professores e alunos. No que diz respeito aos professores duas questões são levantadas: Como é que os professores do 1º ciclo, incluem, desenvolvem e aproveitam esta aplicação para preparar as suas aulas? Até que ponto eles podem ver o projeto como uma oportunidade para o seu próprio desenvolvimento musical? No que diz respeito aos alunos, o estudo irá procurar entender 1. Aspetos relacionados com construção do significado musical por parte das crianças com base nos exemplos musicais propostos por esta aplicação e 2. As possíveis consequências desta intervenção no domínio da comunicação musical estabelecida dentro da comunidade mais alargada, de família e amigos, em que a criança está situada. A metodologia a aplicar vai combinar métodos quantitativos e qualitativos. O projeto será mapeado por meio da elaboração de um questionário a ser enviado a todos os professores do 1º ciclo envolvidos no projeto em setembro de 2013. Este inquérito será complementado e aprofundado a partir do desenvolvimento de dois estudos de caso, envolvendo duas escolas que estão a trabalhar com a aplicação Orelhudo. Para isso serão utilizados métodos de recolha de dados diversificados tais como observação participante, entrevistas semiestruturadas aos professores dessas escolas e reuniões de focus-group com os alunos. Espera-se que, dada a reduzida presença da música no 1º Ciclo, se obtenha uma compreensão mais profunda do alcance do projeto “Orelhudo” e de possíveis janelas de oportunidade para a introdução da educação musical de uma forma mais sistemática neste nível de ensino.

 

Equipa de Investigação

Rui Bessa (Investigador Responsável)

Ana Isabel Ferreira

Ana Luísa Setas Veloso

Graça Mota

Jorge Alexandre Costa

Rui Ferreira

 

Financiamento

CIPEM/IPP

 

Período

2013-2015

 

Palavras-Chave: apreciação musical, significado musical, interdisciplinaridade, educação básica