Sinergias possíveis entre artistas e educadores
Resumo
Este projeto baseia-se na ideia, bem conhecida e fundamentada, de que as artes em geral, e a música em particular, quando trabalhadas na e com a infância, abrem espaços e tempos onde as crianças têm a oportunidade de repensar, refletir e reconstruir novos sentidos para o seu Si Mesmo e para o mundo que habitam. Na minha perspetiva, tratam-se de caminhos que não podem nem devem passar ao lado dos propósitos de uma educação que se centre na formação da pessoa, e, neste aspeto, sinto que os educadores e os artistas que trabalham para e com a infância, têm muito a aprender uns com os outros. Trata-se de um diálogo que pode enriquecer substancialmente as estratégias utilizadas ao nível da educação formal, espaço privilegiado dos professores, mas também os contextos não formais, onde normalmente os artistas atuam.
Este projeto aborda assim o tema da educação artística, pensando exatamente nas pontes que podem ser estabelecidas entre o trabalho feito pelos artistas, em contextos não formais e informais e o trabalho que é levado a cabo por professores e educadores, no dia-a-dia da escola. É meu propósito contribuir assim para o enriquecimento de ambos os mundos, e, acima de tudo para o enriquecimento das experiências artísticas e musicais das crianças.
Coordenação
Instituição Participante
Sonoscopia Associação Cultural
Período
Setembro de 2015 até 2020
Palavras-chave
Criatividade; Experimentação; Paisagem Sonora; Educação Musical; Comunidade