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Equipa:
Ruben Sousa
 
Período:
2022-2025
 
Financiamento:
Governo Regional da Madeira
 
O Modelo de Aceitação da Tecnologia tem sido amplamente utilizado para explicar o grau de adoção e utilização de tecnologias em diferentes áreas e contextos de aplicação. No âmbito do ensino artístico, este modelo pode ser aplicado, por exemplo, para ajudar a compreender como é que os alunos e os professores percebem e utilizam as ferramentas tecnológicas para preparar o estudo e performance artística. De acordo com o Modelo de Aceitação da Tecnologia (Davis, 1986; Davis, Bagozzi e Warshaw, 1989; Davis e Venkatesh, 1996), qualquer resposta comportamental requer uma intenção prévia do sujeito. Por sua vez, a intenção comportamental é influenciada por respostas cognitivas, crenças e estímulos externos. Para estes autores, as variáveis externas que mais influenciam a tomada de decisão ou intenção comportamental são a idade e a experiência prévia, enquanto as respostas cognitivas mais comuns incluem a perceção de utilidade e a facilidade de uso. Podemos ainda acrescentar que se intenção comportamental é a resolução de utilizar um determinado sistema ou ferramenta tecnológica, a resposta comportamental é a ação real de utilização desse mesmo sistema ou ferramenta. Estamos em crer que a utilização de ferramentas tecnológicas no ensino artístico poderá apresentar algumas vantagens, como, por exemplo, a possibilidade de aceder a recursos digitais (ex: manuais, vídeos, áudios, tutoriais, exercícios, entre outros materiais complementares), que podem enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, estes recursos poderão ainda auxiliar os alunos na preparação de apresentações, permitindo, por exemplo, praticar e aprimorar as suas habilidades num ambiente de prática simulada e de forma autónoma. Outro benefício do uso de ferramentas tecnológicas no ensino artístico prende-se com a possibilidade de se realizarem aulas e atividades remotamente, o que pode ser particularmente útil em situações em que o ensino presencial está limitado, como podemos experimentar durante a pandemia COVID-19. Perante estas vantagens, acreditamos que a aplicação e avaliação do Modelo de Aceitação da Tecnologia no ensino artístico pode contribuir para uma melhor compreensão sobre a forma como os alunos e os professores percebem e utilizam as ferramentas tecnológicas disponíveis. Por outro lado, permite que os professores possam ajustar os seus métodos de ensino e que a própria instituição de ensino possa melhorar a oferta de recursos, com o intuito de se aprimorar a experiência de ensino-aprendizagem.
 
Os objetivos gerais deste estudo são:
  • Medir a intenção comportamental dos participantes (alunos e professores) em relação ao uso de ferramentas tecnológicas no estudo musical / performance artística.
  • Avaliar de que forma o Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM – Tecnhology Acceptance Model proposto por Davis, 1986), permite perceber quais as variáveis mais importantes na tomada de decisão.
Pretende-se ainda avaliar os seguintes objetivos específicos:
  • Avaliar a influência de variáveis sociodemográficas nas dimensões da Escala de Avaliação de Aceitação de Tecnologia (adaptada por nós ao ensino artístico);
  • Avaliar possíveis influências da utilidade percebida na intenção comportamental;
  • Avaliar possíveis influências da facilidade de uso percebida na intenção comportamental;
  • Avaliar possíveis influências da facilidade de uso percebida na utilidade percebida;
  • Avaliar possíveis influências da facilidade de uso percebida e da utilidade percebida na intenção comportamental.