• Dança 1
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Coordenação
Rui Cidra (co-PI)
 
 
Financiamento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
 
 
Referência
EXPL/SOC-SOC/0504/2021
 
 
Prazo de Execução
01.01.2022-30.06.2023 
 
 

Equipa

Alix Sarrouy | Rui Cidra | Rita Grácio | Maria Teresa Lacerda

 

 

Resumo

O projeto YouSound explora o uso da música como uma ferramenta para a inclusão social de refugiados menores de idade na Europa. Faremos uso de métodos de investigação qualitativos e baseados nas artes por meio de trabalho de campo em programas de música na Grécia e na Suécia. Culminará na produção de resultados relevantes para as ciências sociais e para a formulação de políticas públicas. Desta forma, o projeto visa contribuir para a promoção de sociedades e instituições inclusivas (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16), em paralelo com o avanço da Sociologia da Arte. Uma das inovações é a união entre dois campos de investigação - estudos de refugiados e estudos de educação musical -, para compreender o potencial de utilização da educação musical como meio de inclusão social de jovens refugiados e o seu pleno desenvolvimento nos países de chegada. Por inclusão social entendemos os processos psicossociológicos que contribuem para que indivíduos tenham participação ativa na sociedade. De acordo com os dados do Eurostat de 2019, as crianças constituem uma grande parte dos migrantes que chegam à Europa: em 2019, dos 123.700 migrantes que chegaram à UE pelas rotas do Mediterrâneo, 27% eram crianças, muitas vezes desacompanhadas da família ou de adultos responsáveis por elas; 7,1% das crianças que solicitaram asilo na UE-27 em 2019 estavam desacompanhadas, o que corresponde a 14.100 pedidos de asilo. Duas questões dedutivas estruturam este projeto de investigação: (1) Como pode a educação musical servir de ferramenta para alcançar resultados individuais e coletivos conducentes à inclusão social de refugiados menores de idade na Europa? A fusão da educação musical e dos estudos de refugiados agrega valor, é um caminho para a pesquisa de métodos originais baseados nas artes e para a aquisição de novos conhecimentos sobre essas realidades sociais específicas. (2) Como a música pode ser um dispositivo metodológico etnográfico para aceder ao “self” de cada ator social envolvido, particularmente alunos e professores? Aqui, o foco será analisar tudo o que é necessário para ensinar, aprender e tocar música, incluindo objetos, visando uma pesquisa etnográfica profunda. O “self” refere-se ao uso da música como um meio expressivo para comunicar emoções e ideias, mas também à forma como a música pode contribuir para criar a identidade. É o que Tia DeNora, seguindo Foucault, conceitua como “tecnologia do self” (1999). Para responder a estas questões, propomos a aplicação de métodos qualitativos e baseados nas artes, fazendo trabalho de campo em dois países europeus que têm chegadas significativas de refugiados menores: Grécia e Suécia. Com alguns dos campos de refugiados mais lotados da Europa, a Grécia tem enfrentado tensões específicas na gestão de grandes fluxos de migrantes da costa sudeste do Mediterrâneo (Cabot, 2019). A Suécia, devido às suas leis de proteção da criança, tem um grande fluxo de migrantes menores de idade vindos de países do Médio Oriente (Wernesjö, 2020). Serão conduzidos dois meses de trabalho de campo intensivo em dois programas musicais em curso - El Sistema Greece e a Swedish Dream Orchestra -, com os quais já foi estabelecido contato, resultando em cartas de aprovação (cf anexos). Foram escolhidos porque estão sediados nos países europeus acima mencionados, revelando contextos de refugiados e práticas de inclusão singulares, tendo a educação musical como um meio comum. Além disso, o PI já realizou estudos sociológicos em programas de educação musical semelhantes na Venezuela, no Brasil e em Portugal, mas com foco na pobreza urbana. O projeto beneficia de uma equipa habilitada, cuja expertise e experiência combinadas abrangem a extensão temática e metodológica do projeto.

 

 

Palavras-chave

Sociologia da arte e da cultura; Educação musical; Inclusão social; Refugiados menores de idade