• Palco
Menu
Ciclo de Conferências
 
 
Investigadores em Residência
 
 
De 16 a 20 de Março de 2016 | Teatro Nacional São Luíz
 
Investigadores em Residência é uma iniciativa inédita que nasce da colaboração entre o Instituto de Etnomusicologia (INET-md) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova e Lisboa, a Universidade Lusíada de Lisboa e a Associação Sons da Lusofonia/Festa do Jazz.
O projecto pretende alertar para a necessidade de uma maior cooperação entre quem faz, promove, divulga, investiga e estuda jazz e visa promover formas de contextualizar e desenvolver um maior trabalho colaborativo.
 
Em Portugal, nos últimos anos, tem-se observado um exponencial crescimento e internacionalização do ensino, da produção, promoção e investigação do jazz. No entanto, esse desenvolvimento não tem sido levado a cabo sob estratégias comuns, sustentadas no conhecimento produzido pela investigação que é feita nas universidades e pela troca das diversas experiências tidas no terreno.

Investigadores em Residência é uma série de três sessões de partilha de conhecimentos e de ideias para um crescimento mais sustentado do jazz em Portugal e no contexto europeu: a promoção e o trabalho em rede; o jazz enquanto símbolo identitário; e o ensino do jazz. 
Estas temáticas serão abordadas no contexto nacional, tendo como referência paralela as diversas realidades europeias. Nesse sentido, teremos como moderadores de cada painel um conjunto de investigadores e promotores que têm desenvolvido trabalho nestas diversas áreas ao nível nacional e internacional.