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SEMINÁRIO PERMANENTE DO GRUPO DE INVESTIGAÇÃO ETNOMUSICOLOGIA E ESTUDOS EM MÚSICA POPULAR
28.05.2025 | 18h00 | NOVA FCSH, Av. de Berna, Torre B (Lisboa) | Sala B310 | Sala Zoom 
Entrada livre, presencial e online.
 
 
Metáforas de tom e contorno melódico: Perspetivas transculturais e interdisciplinares
 
Timothy Rice | University of Californa, Los Angeles (UCLA)
 
 

Desde a década de 1970, a etnomusicologia demonstrou interesse pelos modos como pessoas que compartilham uma cultura musical pensam sobre música em palavras, conferindo particular relevância à natureza metafórica do discurso sobre música e à maneira como as metáforas moldam a percepção, geram significado e influenciam a experiência musical. Neste seminário, começpor explorar as metáforas de tom e de contorno melódico na teoria musical de língua inglesa. Em seguida, comparo essa compreensão com experiências relatadas por músicos e cantores na Bulgária, no Bali, na China e noutras culturas. Com base nestes dados, questiono se os métodos etnográficos normalmente empregues na etnomusicologia respondem às duas questões fundamentais que a animam: como e por que os humanos são musicais? Estudos de psicologia cognitiva, por exemplo, sugerem que a variação registada pela etnografia, sobre metáforas de tom e de contorno melódico, contrasta com o que pode ser um aparato percetivo humano compartilhado. A apresentação terminará com a seguinte pergunta: se as disciplinas de etnomusicologia e psicologia chegam a conclusões diferentes sobre a natureza da perceção e compreensão musical, o que é que isso implica sobre as ambições da etnomusicologia no campo geral dos estudos musicais?

 

O seminário decorrerá em inglês.

 

 

Timothy Rice | Professor Emérito de Etnomusicologia na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Foi presidente da Society for Ethnomusicology, editor da revista Ethnomusicology e diretor fundador da Escola de Música Herb Alpert da UCLA. É autor de livros sobre música tradicional búlgara (May It Fill Your Soul: Experiencing Bulgarian Music e Music in Bulgaria: Experiencing Music, Expressing Culture) e sobre teoria e método em etnomusicologia (Ethnomusicology: A Very Short Introduction e Modeling Ethnomusicology). Os seus estudos foram traduzidos para chinês, tcheco, georgiano, coreano, italiano, persa e espanhol.