• Dança 3
Menu

Seminário Permanente Grupo Educação, Música e Teatro na Comunidade

30 de abril 2025, 14.00-15.00, Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto

Sala B101

Entrada livre, presencial e online Sala Zoom https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95939101080

Psicologia Evolutiva e a Necessidade da Educação Musical para Todos

Nicholas Bannan

Conservatory of Music, University of Western Australia

 

Resumo

A análise da linguagem, desde Rameau, centra-se nas características musicais da produção de vogais na fala. A especulação do século XIX sobre a evolução da comunicação humana por von Humboldt, Helmholtz e Darwin conduziu, desde o final do século XX, a um consenso crescente de que a vocalização musical desempenhou um papel decisivo no desenvolvimento humano.

A evidência para isto é sustentada por investigação em teoria acústica, ciência da fala, análise da voz cantada, psicologia da música e o estudo da emoção e o seu efeito no timbre vocal, assim como na eficácia do canto na musicoterapia para vítimas de acidente vascular cerebral e pessoas com Alzheimer que perderam a capacidade para a linguagem.

Enquanto a teoria linguística clássica aceita os fonemas da fala como unidades arbitrárias, a produção de vogais obedece às propriedades preditivas da Série Harmónica. Ao escutarmos atentamente a linguagem, podemos revelar as propriedades musicais que relacionam a harmonia ao timbre, e que sustentam os fenómenos na teoria musical e desenvolvimento auditivo que podem ser ensinados eficazmente através da participação coletiva criativa.

Biografia

Nicholas Bannan estudou música no Clare College, na University of Cambridge, e recebeu encomendas de diversos coros, para além do Guildhall String Ensemble e do Grieg Quartet.

Lecionou na University of Reading e na University of Western Australia. A sua investigação centra-se nas origens evolutivas da voz cantada humana. Editou, com George Odam, The Reflective Conservatoire (Ashgate, 2005), e editou Music, Language, and Human Evolution (OUP, 2012). Como pedagogo, desenvolveu o sistema pedagógico informado pela evolução que denominou ‘Harmony Signing’, o qual conduziu às publicações Every Child a Composer (Peter Lang, 2019) e First Instruments (OUP, 2020).