• Dança 1
Menu
SEMINÁRIO PERMANENTE DE ESTUDOS HISTÓRICOS E CULTURAIS EM MÚSICA
 
O Seminário Permanente do grupo de investigação Estudos Históricos e Culturais em Música do INET-md pretende ser um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores e investigadoras do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho e discutir projectos e investigações em curso.
 
 
28-04-2025 | 17h00 | Online
 
 
Acesso livre, presencial e online:
 
Sala Zoom
ID da reunião: 997 5074 0703
Senha: 002860
 
 
 
As Escolas de Piano Europeias no século XX: Personalidade e identidade estética dos intérpretes

Sofia Lourenço | INET-md / NOVA FCSH
 

O objetivo deste estudo é a caracterização de performances representativas de pianistas, através da aferição de linhas essenciais e principais tendências da prática performativa, referenciadas como Escolas Nacionais de Piano. Estudos e investigação prévia demonstram a existência de tradições nacionais de práticas interpretativas específicas de comunidades definidas de pianistas, os quais partilham características similares, de ordem estética, técnica, histórica e de repertório. Foram analisadas fontes primárias, nomeadamente, literatura de pedagogia de piano, em articulação com uma metodologia de análise empírica de exemplos áudio e a aplicação de uma grelha de avaliação de âmbito qualitativo. As principais Escolas Nacionais de Piano dividem-se em três núcleos principais: a Escola Russa, a Escola Francesa e a Escola Alemã. A sua identificação e o seu estudo sistemático protegem e valorizam a herança do património imaterial da música de origem Europeia na compreensão de processos de identificação, mediação e hibridação na prática e comunicação musical.

 
 
Sofia Lourenço | Pianista portuense com diversos álbuns editados e as mais elogiosas críticas. Tem uma carreira ativa como solista em Portugal e no estrangeiro, onde se destacam recitais em Paris (Centre Culturel Portugais, Fondation Calouste Gulbenkian, 2002), Mainz, Berlim, S. Petersburgo, Salzburgo, Viena, no Shangai Oriental Art Center (SHOAC, 2018) e no Art Link Belgrade Music Festival (2019), para além de inúmeros concertos com diversas orquestras nacionais. Sempre dedicou grande parte da sua atividade pianística e docente ao repertório dos compositores portugueses de todas as épocas, pesquisando partituras dispersas e praticamente desconhecidas. Exerce atualmente funções de professora coordenadora com agregação na ESMAE, Instituto Politécnico do Porto e é investigadora do INET-md (NOVA FCSH). Investiga a temática das escolas de piano europeias desde 2002. O seu recente álbum “Caminos Andaluces” (2024) dedicado a Helena Sá e Costa, para além de críticas extremamente positivas, foi agraciado em dezembro passado com o “Global Music Awards” nas categorias de Silver Medal: contemporary classical Silver Medal: album.