Eventos
Seminário GIEMTC | MUSICONNECT – Música na relação consigo mesmo e com os outros

Seminário Permanente Grupo Educação, Música e Teatro na Comunidade
5 de março, 18.00-19.30, Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto
Sala A106
Entrada livre, presencial e online Sala Zoom https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91358871116
MUSICONNECT – Música na relação consigo mesmo e com os outros
Suvi Saarikallio| Universidade de Jyväskylä, Finlândia
A Música tem sido considerada como um recurso para o desenvolvimento e o bem-estar dos jovens. No entanto, é necessário mais conhecimento sobre os mecanismos relativos a este impacto. Nesta apresentação, vamos discutir a música como um recurso para a regulação das emoções, a construção da identidade e as relações sociais. Argumenta-se que os níveis afetivos e corporizados da experiência humana são essenciais para o conhecimento científico da música como possibilidade para estas áreas-chave do desenvolvimento dos jovens. Os níveis afetivos e corporizados da experiência são parte integrante das conceções atuais da cognição humana, mas pode ser difícil medi-los objetivamente. Serão referidos alguns estudos nossos recentes em psicologia da música, educação musical, e musicoterapia como exemplos do modo como temos tentado definir e quantificar estes níveis de experiência, de maneira a compreender a música como um recurso para o desenvolvimento dos jovens, utilizando métodos desde a etnografia digital à captura de movimento e à avaliação psicométrica. Muitos destes exemplos fazem parte do meu projeto em curso MUSICONNECT, que investiga a capacidade dos jovens para se relacionarem consigo próprios e com os outros, no mundo atual.
Suvi Saarikallio é Professora de Educação Musical e investigadora no Centre of Excellence in Music, Mind, Body and Brain (Centro de Excelência em Música, Mente e Cérebro), na Universidade de Jyväskylä, Finlândia. Publica ativamente na área da psicologia da música e é atualmente presidente da ESCOM – European Society for the Cognitive Sciences of Music (Sociedade Europeia das Ciências Cognitivas da Música). Estuda as relações da música com as emoções, identidade, interações sociais, desenvolvimento dos jovens e saúde mental. É co-editora do livro “Handbook of music adolescents and wellbeing” e lidera um projeto financiado pelo European Research Council.