Eventos
Seminário GIEHCM | Pliegos de Villancicos Portugueses: Génese e devir de um projeto de investigação transdisciplinar
SEMINÁRIO PERMANENTE DE ESTUDOS HISTÓRICOS E CULTURAIS EM MÚSICA
O Seminário Permanente do grupo de investigação Estudos Históricos e Culturais em Música do INET-md pretende ser um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores e investigadoras do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho e discutir projectos e investigações em curso.
21-02-2025 | 16h00 | NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros (Campolide) | Sala 209 | Online
Acesso livre, presencial e online:
Sala Zoom
ID da reunião: 985 5869 2740
Senha: 031424
Pliegos de Villancicos Portugueses: Génese e devir de um projeto de investigação transdisciplinar
Rui Cabral Lopes | INET-md / NOVA FCSH
Desde a sua fundação por Álvaro Torrente, no ano 2000, o projecto intitulado Catálogo Descriptivo de Pliegos de Villancicos (CDPV) sediado na Universidade Complutense de Madrid, veio a tornar-se o principal instrumento para a localização e a descrição de centenas de folhetos de vilancicos pertencentes a centros de culto ibéricos, dispersos por bibliotecas e arquivos de todo o mundo. O leque de fontes textuais sistematizadas no âmbito do CDPV viu-se alargado, em Abril de 2022, com o lançamento editorial do terceiro volume da série, sob o título Pliegos de Villancicos Portugueses, pela editora Reichenberger. Foi aqui catalogada e descrita a totalidade dos folhetos de vilancicos subsistentes, impressos por centros de culto portugueses, por motivo de celebrações religiosas como o Natal, a Epifania e a comemoração de santos e patronos locais. O catálogo reúne 314 edições distintas que correspondem a festividades ocorridas entre 1637 e 1723, a maioria das quais promovidas pela Capela Real de Lisboa. A cifra total de 1218 folhetos demonstra, por si só, a representatividade do vilancico como género poético-musical dominante, fora da esfera vocal em língua latina.
No âmbito do presente seminário, far-se-á a retrospectiva do projecto, desde a sua génese, passando pelas várias etapas da pesquisa de campo e pela reconstituição da cronologia das fontes, até chegar ao processo de revisão e edição do catálogo. Provenientes de várias bibliotecas portuguesas e estrangeiras, as fontes textuais dos vilancicos oferecem informação relevante quer sobre a mensagem temática e catequética subjacente às várias festas, quer sobre os usos linguísticos e costumes que afloravam na sociedade da época, quer ainda sobre a estrutura musical concreta dos vilancicos. Por isso mesmo, o seu estudo pressupõe uma abordagem transdisciplinar que passa por várias áreas de conhecimento, com destaque para a Teologia, a Linguística e a Musicologia. De todos estes aspectos se falará no curso do seminário, evidenciando-se o potencial informativo do catálogo no que respeita às tendências musicais, culturais e de mentalidades do período em causa.
Rui Cabral Lopes | Concluiu a licenciatura em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e obteve, nessa instituição, o mestrado em Musicologia Histórica. Como bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, finalizou, em 2007, o doutoramento em Música e Musicologia na Universidade de Évora, sob a orientação científica de Rui Vieira Nery. Desempenhou funções de apoio técnico na Fundação Calouste Gulbenkian e foi investigador integrado da Biblioteca Nacional de Portugal. Actualmente, lecciona na Academia Nacional Superior de Orquestra e na Universidade Lusíada de Lisboa. É membro integrado do INET-md.