SEMINÁRIO PERMANENTE DO GRUPO DE INVESTIGAÇÃO ETNOMUSICOLOGIA E ESTUDOS EM MÚSICA POPULAR
22.01.2025 | 15h00 | NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Campolide (Lisboa) | Sala 208 - Piso 2 | Sala Zoom
Entrada livre, presencial e online.
Partir a loiça: jazz, género e performance num Conservatório
Beatriz Nunes | INET-md / NOVA FCSH
A entrada do ensino do jazz em 2010 na oferta pública do ensino artístico especializado representou uma sistematização curricular e validação de grau académico pelo Ministério da Educação, assim como um acesso gratuito e descentralizado da aprendizagem deste estilo musical. No entanto, estes cursos profissionais evidenciam um profundo desequilíbrio de género, com uma participação dominante de alunos e professores do género masculino. Existe ainda uma clara divisão de papéis musicais marcada por género, estando a prática instrumental associada aos alunos masculinos, enquanto as alunas predominam no canto. Esta é uma realidade que se reflecte na cena artística profissional, especialmente na programação de concertos e festivais, onde a representação de mulheres e homens se mantém desigual. Considerando que o ensino de música pode representar um ponto de partida para a posterior participação na cena artística e profissional, é particularmente relevante compreender de que forma construções e dinâmicas de género influenciam a participação de alunas e alunos. Através de uma etnografia desenvolvida no âmbito do curso profissional de instrumentista jazz do Conservatório de Música de Coimbra, proponho uma análise e reflexão sobre discursos e percepções de masculinidade e feminilidade em relação às práticas musicais de alunos e alunas. O objetivo será compreender como esses discursos influenciam as escolhas e o desenvolvimento performativo dos estudantes de música. A pertinência desta investigação resulta da necessidade de interrogar de que modo o ensino da música pode reproduzir ou transgredir papéis de género, contribuindo para uma discussão sobre a promoção de equidade, diversidade e inclusão no ensino vocacional da música.
Beatriz Nunes | Nascida em 1988 no Barreiro, é vocalista, compositora e investigadora. Licenciou-se em Jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa, realizou o mestrado em Educação Musical pela mesma instituição e atualmente está a desenvolver um doutoramento em Etnomusicologia pela Universidade Nova de Lisboa. A sua investigação centra-se em jazz, género e performance, contribuindo para o debate académico nas áreas de estudos de género e música. Dos seus trabalhos publicados destacam-se o artigo "Victims No More: How Women and Non-Binary Musicians Are Collaborating for Gender Justice in Jazz" no Routledge Companion to Jazz and Gender, e um estudo em co-autoria com José Dias intitulado "Festa do Jazz: A Case Study on Gender (Im)balance in Portuguese Jazz", publicado no Jazz Research Journal. Paralelamente à sua carreira académica, Beatriz mantém-se ativa na cena musical portuguesa, atuando internacionalmente e colaborando em diversos projetos artísticos.