• Dança 3
Menu
SEMINÁRIO PERMANENTE DE ESTUDOS HISTÓRICOS E CULTURAIS EM MÚSICA
 
O Seminário Permanente do grupo de investigação Estudos Históricos e Culturais em Música do INET-md pretende ser um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores e investigadoras do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho e discutir projectos e investigações em curso.
 
24-01-2025 | 16h00 |  NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros (Campolide) | Sala 209 | Online
 
Acesso livre, presencial e online:
 
Sala Zoom
ID da reunião: 925 5151 9040
Senha: 460721
 
 
 
Música, cerimonial e política na Igreja do Loreto: As conturbadas relações entre Lisboa e Roma na época pombalina
 
Carla Minelli | INET-md/NOVA FCSH
 
Fundada pela comunidade italiana no início do século XVI, a Igreja do Loreto (Lisboa) gozava da isenção da jurisdição do Patriarcado de Lisboa, dependendo diretamente do Papa e, na capital portuguesa, do Núncio Apostólico. Destruída pelo incêndio que deflagrou depois do terrível terramoto de 1755, com exceção do arquivo e da sacristia, no fim da década de 1750 a igreja retomou as celebrações na sacristia, comemorando de forma solene as festividades mais importantes do calendário litúrgico. Dos antigos documentos, sobressai um certo vazio nas cerimónias solenes até ao ano de 1773: só depois desta data, foram retomadas em grande força as cerimónias de relevo, em que se comemoravam também os eventos de natureza política (eleição ou morte de um pontífice ou de um membro da Casa Real). Nesta apresenteção irei explicar as razões deste vazio, causadas não só pelas consequências do terramoto de 1755, mas principalmente pelo conturbado momento político, com tensões entre Roma e Lisboa, em que as relações entre os dois estados chegaram a estar interrompidas. Além do Arquivo da Igreja do Loreto, para esta investigação consultei também o arquivo da Irmandade de Santa Cecília e diversas publicações. Seria importante que a investigação fosse alargada também a outros arquivos, principalmente ao arquivo da Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma, para perceber se as tensões entre Roma e Lisboa se repercutiram também na igreja dos portugueses na Cidade Pontifícia.
 
 
Carla Minelli | Estudou Flauta Transversal e Musicologia na Universidade de Bolonha, com uma dissertação na área da Paleografia Musical. Desde 1997 vive em Lisboa. em 2014, doutorou-se em Etnomusicologia (Departamento de Ciências Musicais, NOVA FCSH) com uma tese sobre a renovação do processo festivo e da sua música em Portugal. Em 2015, começou a estudar os antigos documentos do arquivo da Igreja do Loreto, tendo inventariado o acervo musical. É professora de Educação Musical no Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, de Lisboa.