Eventos
Oficina | O gesto vocal: apontamentos para uma semântica afetiva do grito
A 25 de novembro, o INET-md recebe a antropóloga Ana Lidia Domínguez Ruiz – especialista em som, ruído e cultura urbana, violência acústica e socioantropologia dos sentidos – para uma oficina com investigadores e investigadores em doutoramento, que trabalharão a partir de excertos selecionados do livro Una Historia Cultural del Grito (2022). Ana Lidia é Diretora de Promoção e Difusão do Som na Fonoteca Nacional do México e passará por Lisboa antes de chegar à IV Conferência Internacional Rethinking Soundscapes: Communities, Heritages and Traditions, onde será oradora principal.
25-11-2024 | 14h30-16h30 | NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Campolide (Lisboa) | Sala 208 - Piso 2 | Online | Mediante inscrição
Sala Zoom
ID da reunião: 926 7350 9097
Senha: 768432
A oficina El gesto vocal: apuntes para una semántica afectiva del grito é dirigida aos doutorandos e às doutorandas do INET-md, e a participação está sujeita a inscrição, em contacto com a gestão de ciência do respetivo polo até dia 20 de novembro.
Ana Lidia Domínguez Ruiz | Doutorada em Ciências Antropológicas pela Universidade Autónoma Metropolitana-Iztapalpa (México), diretora de promoção e difusão do som na Fonoteca Nacional do México e coordenadora do curso "De lo audible a lo aural: el giro sonoro en las ciencias sociales". Publicou e deu conferências nacionais e internacionais sobre antropologia do som, ruído e cultura urbana, violência acústica e socioantropologia dos sentidos. É autora do livro La sonoridad de la cultura. Cholula: una experiencia sonora de la ciudad (Miguel Ángel Porrúa/UDLAP, 2007), que é um dos trabalhos pioneiros sobre estudos sonoros na América Latina. O seu último livro, Una historia cultural del grito, foi publicado pela editora Taurus da Penguin Random House em novembro de 2022.
Este evento é financiado com fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projecto UIDB/00472/2020.