• Disco
Menu
SEMINÁRIO PERMANENTE DE ESTUDOS HISTÓRICOS E CULTURAIS EM MÚSICA
 
O Seminário Permanente do grupo de investigação Estudos Históricos e Culturais em Música do INET-md pretende ser um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores e investigadoras do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho e discutir projectos e investigações em curso.
 
19-11-2024 | 18h00 |  NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros (Campolide) | Sala SE1 | Sala Zoom
 
Acesso livre, presencial e online:
 
Sala Zoom
ID da reunião: 925 2288 4639
Senha: 749191
 
 
 
 
À escuta do Império: a sonificação da alteridade nas colónias africanas de Portugal, 1870-1910
 
João Silva | INET-md/NOVA FCSH
 

O final do século XIX ficou marcado pela intensificação do colonialismo, evidenciada pela quantidade de expedições europeias e americanas ao interior do continente africano. A chamada Conferência de Berlim transformou as regras de ocupação da África Central, que se estenderam a outras geografias. O Ultimatum Britânico de 1890 abalou o patriotismo português e alertou o país para as suas colónias. Então, a ideia de raça biológica, apoiada em postulados positivistas e evolucionistas, foi criada e desenvolvida. Esta apresentação foca-se na recolha de elementos etnológicos e antropológicos associados às colónias portuguesas em África na Era do Império e até à Primeira República. Numa época em que o trabalho de campo imersivo não era a abordagem dominante nas ciências sociais, um conjunto heterogéneo de agentes recolheu e articulou grandes quantidades de informação relativas aos povos africanos. Contudo, encontramos um número restrito de representações do som produzido por essas pessoas e poucos exploradores usaram o fonógrafo, uma novidade à época. Este trabalho examina a construção europeia da alteridade sónica de África a partir de mediadores etnocêntricos entre o conhecido e o ‘exótico,’ como textos, gravuras, fotografias e transcrições musicais.

 
 
 
João Silva | Doutor em Musicologia pela Newcastle University e investiga sobre música, entretenimento e tecnologia no Império Português. O seu trabalho integra, regularmente, obras científicas e é apresentado em conferências académicas da especialidade. Publicou a monografia Entertaining Lisbon: Music, Theater, and Modern Life in the Late 19th Century na Oxford University Press. Colabora com promotores culturais como a Fundação Calouste Gulbenkian e a Casa da Música, redigindo notas de programa e textos promocionais, realizando palestras pré-concerto, lecionando nos Cursos Livres de História da Música e criando conteúdos pedagógicos para o projecto Orelhudo (http://orelhudo.casadamusica.com/). É professor na Academia de Música de Espinho, Escola Profissional de Música de Espinho e na Escola de Música Óscar da Silva. Integra a equipa de programação do Festival Internacional de Música de Espinho e o Conselho Científico do Museu Nacional da Música. É editor do Journal of World Popular Music.