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05.11.2024 | 10h (Portugal) | Sessão Zoom
 
 
A 05 de novembro de 2024, pelas 10h (Portugal), através de Sessão Zoom, decorrem as provas do Prova Doutoral em Música da Mestre Dora Utermohl de Queiroz, que defenderá a sua dissertação com o título "Promoção da Autorregulação no Ensino e Aprendizagem Online dos Instrumentos de Cordas Friccionadas".
 
 
Júri das provas de doutoramento:
 
  • Prof. Doutor António Gil D'Orey de Andrade Campos, Presidente do Júri (TEMA, Universidade de Aveiro)
  • Prof.ª Doutora Tania Regina Lisboa de Almeida (Royal College of Music)
  • Prof.ª Doutora Evely Boruchovitch ( Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas)
  • Prof. Doutor Carlos Manuel das Neves Santos (Digimedia, Universidade de Aveiro)
  • Prof. Doutor Marcos Vinícius Araújo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
  • Prof.ª Doutor Clarissa Gomes Foletto (INET-md, Universidade de Aveiro)

 

Promoção da Autorregulação no Ensino e Aprendizagem Online dos Instrumentos de Cordas Friccionadas
 
Esta tese, baseada em artigos, aborda a intersecção entre dois campos teóricos: a educação musical online e a aprendizagem autorregulada (AA). A literatura indica que tanto a aprendizagem musical instrumental quanto a aprendizagem online demandam dos alunos altos níveis de autorregulação. No primeiro caso, os alunos precisam praticar o instrumento de forma independente, enquanto no segundo estão fisicamente e, muitas vezes, temporalmente distantes dos professores. Esta investigação parte do pressuposto de que professores de instrumentos musicais devem utilizar abordagens pedagógicas em aulas online que encorajem a autorregulação da aprendizagem dos seus alunos. Assim, esta tese buscou investigar práticas de ensino que estimulem a autorregulação da aprendizagem musical dos alunos de cordas na modalidade online. Os quatro artigos desenvolvidos ao longo desta investigação reportam os principais resultados. No primeiro artigo, foi conduzida uma revisão de escopo que buscou identificar e discutir na literatura existente as abordagens pedagógicas para promover a aprendizagem autorregulada em diferentes contextos de ensino e aprendizagem musical instrumental.
Os resultados apontaram para uma diversidade de abordagens pedagógicas para a promoção da AA e os impactos positivos delas na aprendizagem dos alunos. No segundo e terceiro artigos, foram conduzidos estudos de caso coletivos qualitativos. Participaram destes estudos cinco professores de cordas friccionadas e sete alunos, respectivamente ensinando e aprendendo online.O segundo artigo apresenta os resultados da investigação sobre a promoção, pelos professores, de processos autorregulatórios categorizados nas dimensões da AA: motivo, ambiente e fatores sociais. O terceiro artigo descreve a forma como os professores ensinam e encorajam a utilização de estratégias de tarefa, a motivação e as crenças de autoeficácia para promover a prática musical autorregulada dos seus estudantes.
Os resultados de ambos os estudos descreveram a utilização de abordagens pedagógicas para a promoção da AA moldadas para atender as características específicas das aulas online. Estas abordagens eram utilizadas como forma de usufruir das potencialidades e superar as limitações da modalidade, como, por exemplo, exigir gravações de vídeo dos alunos para transpor a má qualidade do som e, ao mesmo tempo, motivá-los a praticar o instrumento. Porém, apesar dos resultados constatarem que algumas práticas pedagógicas eram centradas nos alunos, o resultado mais proeminente indicou que os professores não utilizavam abordagens dialógicas para ensinar estratégias de autorregulação. Os achados destes três primeiros artigos informaram a criação do Programa de Aprendizagem Musical Autorregulada (PAMA). No quarto artigo, foi conduzida uma investigação-ação em que a professora/investigadora implementou o PAMA em aulas online de violoncelo com dois alunos de um curso de educação musical do Brasil. Os resultados deste artigo sugerem que um ambiente online de aprendizagem enriquecido com ferramentas de autorregulação e o ensino de estratégias de autorregulação utilizando interações questionadoras durante as aulas podem impactar positivamente a prática musical, auxiliando os alunos a criarem um repertório com estratégias variadas de prática, além de colaborar com o fortalecimento do monitoramento metacognitivo, do pensamento analítico/crítico e da autoestima dos alunos. Os resultados desta tese informam a prática pedagógica de professores de cordas e futuras investigações sobre a promoção da AA em aulas de instrumentos musicais.
 

Palavras-chave: 
Ensino e aprendizagem dos instrumentos de cordas; Educação online; Aprendizagem autorregulada; Violoncelo.
 
 
Orientação: Profª Doutora Clarissa Gomes Foletto
Coorientação:Profª Doutora Guadalupe López-Íñiguez (Sibelius Academy, University of the Arts Helsinki,) e Prof. Doutor Luís Francisco Mendes Gabriel Pedro (Digimedia, Universidade de Aveiro)