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Seminário GIEMTC | Análise de nível populacional de associações entre a participação musical na escola e o desempenho académico
Este estudo usou registos escolares de nível populacional de grupos de estudantes de quatro escolas públicas (n=112,916) da região de British Columbia, Canadá, para examinar as relações entre a Educação Musical (participação, tipo de participação, desempenho musical e nível de envolvimento) e o desempenho académico em Matemática e Ciências no 10.º ano e em Inglês no 10.º e no 12.º anos. Controlaram-se as variáveis meio cultural, linguagem, desempenho académico no 7.º ano, e estatuto socioeconómico. Os tamanhos de efeito relativos às classificações obtidas pelos estudantes com o nível mais elevado em música instrumental comparados com os que não tinham educação musical foram equivalentes aos observados para as melhorias na Leitura. Os resultados sugerem que o envolvimento musical durante vários anos, especialmente na música instrumental, podem beneficiar o desempenho académico nos ensinos básico e secundário. As implicações dos resultados são discutidas no âmbito da literatura interdisciplinar sobre a aprendizagem musical.