Eventos
Eventos | Projeto Tangentes reúne instrumentos de diferentes tradições em série de concertos
Tangentes é o nome do projeto artístico que pretende explorar a criação para três instrumentos – a flauta de bisel, o pianoforte e a guitarra portuguesa.
Este projeto vai dar origem a uma série de concertos apresentados pelo Borealis Ensemble, e conta com a participação de investigadoras do INET-md e outros artistas colaboradores. Os concertos decorrem durante o mês de outubro.
Que resultaria de um diálogo entre instrumentos musicais que nunca se encontraram? O projeto “Tangentes”, financiado pela Direção-Geral das ArteDireção-Geral das Artes (DGArtes), e promovido pelo Borealis Ensemble, explora a criação para três instrumentos – a flauta de bisel, o pianoforte e a guitarra portuguesa – que, tendo pertencido a contextos geográficos e históricos totalmente distintos, não desenvolveram repertórios ou práticas em comum. A utilização destes instrumentos é normalmente limitada a repertórios de época ou, no caso da guitarra portuguesa, a contextos performativos específicos (geralmente de música tradicional), e é notória a ausência de repertório erudito contemporâneo, particularmente no que diz respeito ao pianoforte ou à guitarra portuguesa. O projeto “Tangentes” pretende explorar novas formas de compor para, de tocar, e de ouvir estes instrumentos, promovendo o diálogo entre repertórios em estreia e repertórios do património histórico.
Através da audição comentada de obras para estes instrumentos e descrição dos seus contextos, os músicos do Borealis Ensemble, António Carrilho (flauta de bisel), Helena Marinho, investigadora do INET-md (pianoforte), Hugo Vasco Reis (guitarra portuguesa), orientarão uma apresentação sobre as características destes instrumentos e novas possibilidades de os combinar em concerto.
Os concertos arrancam a meio de outubro e passam por várias cidades do país. Do roteiro faz parte a Universidade de Aveiro, que recebe um dos concertos no próximo dia 21 de outubro, pelas 18h00, no Auditório do CCCI do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA).
O programa inclui a interpretação de arranjos de obras de António Silva Leite e Carlos Seixas, assim como a estreia de 5 obras para os três instrumentos, compostas para este projeto por António Sá-Dantas, Camila Salomé Menino, Hugo Vasco Reis, Mariana Vieira e Sara Carvalho (investigadora do INET-md).
Conjunto de concertos
- 12 de outubro, 18h00, Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, Águeda
- 19 de outubro, 17h00, Auditório do Edifício do Poder Local, Feijó, Almada
- 20 de outubro, 18h00, Convento dos Remédios, Évora
- 21 de outubro,18h00, Auditório CCCI do Departamento de Comunicação e Arte da UA, Aveiro
- 27 de outubro, 17h00, Casa de Mateus, Vila Real
- 30 de outubro, 10h30, Teatro Narciso Ferreira, Riba d’Ave