• Palco
Menu

SEMINÁRIO PERMANENTE DO GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, MÚSICA E TEATRO NA COMUNIDADE
 
 
 
29-10-2024 | 15h30-17h00 | Auditório do CCCI | Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro | Sala Zoom
 
 
 
Entrada livre, presencial e online:
 
 
 
 
The roles of self-determination and self-regulation in novice to expert musicians
 

Gary E. McPherson | Sydney Conservatorium of Music

Para realizar qualquer atividade avançada a um nível de especialista exige atravessar o limiar de um envolvimento casual ou parcial para uma aprendizagem de comprometimento e intensa motivação. Para compreender estes processos, grande parte da minha investigação aplicou a teoria da autodeterminação para explicar a motivação e a aprendizagem autorregulada e explicar a qualidade da prática. Nesta apresentação, mostrarei como a teoria da autodeterminação pode ser usada para compreender a motivação dos aprendentes à medida que passam de motivos extrínsecos para motivos intrínsecos durante o seu desenvolvimento. Um foco particular será em como ambientes de aprendizagem que apoiam a autonomia respondem às necessidades dos músicos no que concerne à própria autonomia, competência e relacionamento, e os impulsionam a tornarem-se autodirigidos na sua aprendizagem. 
 
Utilizando conceitos retirados da aprendizagem autorregulada para estudar o desenvolvimento de competências, mostrarei como os melhores músicos utilizam estratégias mais sofisticadas, têm maior confiança nas suas capacidades, praticam de forma mais motivada e envolvida, e como estas variáveis predizem o sucesso para além da quantidade de prática que possam ter acumulado. Isto deve-se ao facto de as estratégias de aprendizagem autorregulada dotarem os alunos das competências necessárias para assumirem gradualmente maior controlo sobre a sua aprendizagem, utilizando estratégias deliberadas (adequadas à sua idade e fase) para planear, monitorizar e avaliar a sua aprendizagem.
 
 

Design_sem_nome_18.png

 

 

Gary E. McPherson Gary McPherson estudou educação musical no Conservatório de Música de Sydney antes de concluir um mestrado na Universidade de Indiana e um doutoramento pela Universidade de Sydney. Gary McPherson possui uma Licenciatura e Fellowship em performance de trompete pelo Trinity College, Londres Foi distinguido com o grau de Artium Doctorem Honoris Causa, Doutoramento Honoris Causa, pela Faculdade de Belas Artes e Artes Performativas da Universidade de Lund, Suécia, em 2021. Atualmente, é o “Professor Ormond de Música” no Conservatório de Música de Melbourne. Foi Presidente Nacional da Sociedade Australiana para a Educação Musical e Presidente da Sociedade Internacional para a Educação Musical (da qual é Membro Honorário Vitalício).

Os seus interesses de investigação são amplos e a sua abordagem é interdisciplinar. A sua pesquisa mais importante examina a aquisição e o desenvolvimento da competência musical e da motivação para se envolver e participar na música, desde o nível de principiante até ao nível de especialista. Com um interesse particular na aquisição de competências visuais, auditivas e de performance criativa, o professor Gary McPherson tem procurado entender de forma mais precisa como os estudantes de música se tornam suficientemente motivados e autorregulados para alcançar o mais alto nível de desempenho.