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SEMINÁRIO PERMANENTE DO GRUPO DE INVESTIGAÇÃO ETNOMUSICOLOGIA E ESTUDOS EM MÚSICA POPULAR
 
 
16.10.2024 | 14h30 | NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Campolide (Lisboa) | Sala 208 - Piso 2 | Sala Zoom 

 

 
Entrada livre, presencial e online.
 
 
 
Autonomia, negociação e recriação: os músicos folk e o caso da sua participação em "feiras medievais"
 
Pedro Nunes | INET-md/NOVA FCSH
 
Neste seminário irei debruçar-me sobre as carreiras de músicos dentro do universo da música popular de matriz rural em Portugal no contexto do século XXI. Partindo de um estudo anterior onde abordei as práticas e valores destes músicos em relação à edição de música e às estratégias que desenvolvem para assegurar, na medida do possível, carreiras autónomas e sustentáveis, recorrerei ao estudo de caso das feiras medievais como um tipo de evento onde se desenvolvem posturas de negociação, compromisso e resistência, seja no que toca às práticas musicais (escolha de repertórios, arranjos e performance, e.o.), seja em relação às condições de trabalho que as enquadram. Tal será levado a cabo em diálogo crítico e sustentado com as noções de mundos artísticos (Becker, 1982), de modos DIY de produção de música, apresentada por vários autores no decurso dos últimos anos, bem como com abordagens mais sistémicas onde a autonomia do músico, enquanto profissional das artes, é contrabalançada pelos efeitos de modos capitalistas contemporâneos de produção artística (Banks 2010, Boltanski & Chiappelo 2005, Menger 2002, 2009, Ryan 1991).
 
 
 
 
Pedro Nunes |  É investigador integrado no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo sido anteriormente Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão da Universidade Aberta entre 2008 e 2014 e Professor Adjunto na Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria entre 2007 e 2008. É licenciado em Sociologia pela FCSH-UNL e doutorado em Sociologia dos Media pelo Stirling Media Research Institute da Universidade de Stirling, Reino Unido. As suas áreas de investigação incluem os Popular Music Studies, a Sociologia das Artes e da Cultura, tendo realizado investigação e publicado sobre temas diversos como Jornalismo e Crítica Musical, a Indústria Fonográfica, a edição independente de música e Música e Culturas Juvenis. Recentemente co-editou com Shannon Garland e Pedro Roxo o volume “Independence in 21st Century Popular Music: cases from beyond anglo-america” (Bloomsbury Academic).