• KovaM
11.06.2024 | 21h00 | Auditório CCCI | Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro

No dia 11 de junho de 2024, às 21h00, o Auditório CCCI, no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, transforma-se numa sala de cinema para o evento "Música para ver". A iniciativa propõe uma apresentação de vídeos associados a projetos dos investigadores do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), Helena Caspurro, Vasco Negreiros e Paulo Maria Rodrigues, seguida de uma conversa e troca de ideias entre a plateia e os próprios investigadores.

DSCF8917.jpg

O evento contará com a exibição dos filmes "Aula Magna!", "Six pièces de caractère pour le clavecin", "Com Palavras Amo", "À Parte da Vida" e "Massaiá". A proposta é mostrar a diversidade de abordagens e os objetivos desta simbiose artística e de investigação, explorando como a associação da música a suportes audiovisuais pode potenciar e disseminar a criação musical.

A associação da música a suportes audiovisuais é uma opção generalizada desde o início da era das gravações, reforçada pelo vídeo como forma de potenciar e disseminar a criação musical. Este crescente recurso ao vídeo tem também tido impacto no campo da investigação, e não apenas como mero modo de registo: o vídeo musical permite explorar linhas de criação experimental, potencia a adesão de públicos diversificados, fundamenta o documentário científico e etnográfico, dissemina projetos e pesquisas, entre outras vias diversificadas e relevantes.

Aula Magna! (2023)

Realização: João Vasco Almeida
Investigador: Vasco Negreiros
Sinopse: O coro feminino Euterpe interpreta uma obra concebida para explorar a flexibilidade dos intérpretes no que toca às indicações de caráter. Música de Vasco Negreiros.

Six pièces de caractère pour le clavecin (2023)

Realização: João Vasco Almeida
Investigador: Vasco Negreiros
Sinopse: Laura Puerto interpreta ao cravo obras concebidas para aumentar a sensibilidade dos ouvintes para diferentes carateres, inspiradas pelas pièces de caractère do barroco francês. Música de Vasco Negreiros.

Com Palavras Amo (2024)

Realização: Luís Margalhau
Investigador: Paulo Maria Rodrigues
Sinopse: Com Palavras Amo é um projeto participativo, desenvolvido a partir de vozes habitadas pela poesia de Eugénio de Andrade.

À Parte da vida | Massaiá  (2023)

Realização: Carlos Silva, Pedro Carvalho de Almeida
Investigador: Helena Caspurro
Sinopse: À Parte da Vida e Massaiá fazem parte da dimensão visual, plástica e audiovisual do mais recente projeto editorial e artístico da cantautora e pianista Helena Caspurro.