O Labeamus - Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Músicas da Universidade de Aveiro (UA), do INET-md, promove, em parceria  com o Erasmus+, o seminário  "Falando sobre: Inmersión, exploración de métodos y proyectos de investigación centrados en el patrimonio musical regional valenciano". O evento decorre no dia 19 de abril, às 15h00, na sala multimédia, no Departamento deComunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Design_sem_nome_13.png

Este seminário o tem por objetivo a exploração da recuperação do património musical Valenciano, desde a Coroa de Aragão até à época moderna. Muitos repertórios musicais perderam-se ao longo do tempo, o que levou a esforços de recuperação e interpretação por parte dos conservatórios superiores de música. No entanto, a transferência efetiva para níveis de ensino mais amplos é dificultada sem materiais didácticos adequados. O presente seminário avalia o património musical Valenciano nos estabelecimentos de ensino, com ênfase nos conteúdos curriculares. Os resultados revelam uma presença vibrante nos conservatórios, mas sublinham a falta de ênfase no ensino, na publicação e na visibilidade. A apresentação destaca o contexto histórico, os critérios de intervenção, a adaptabilidade, o património imaterial e o papel integral da educação na preservação cultural.

A dinamizar o seminário está Ana María Botella, professora na Facultat de Magisteri - Universitat de València e Guillem Escorihuela Carbonell, professor na Facultat de Magisteri - Universitat de València.

Ana María Botella | Professora do Departamento de Didática da Educação Física, Artística e Musical da Faculdade de Educação da Universidade de Valência. Licenciado em Geografia e História (especialização em Musicologia) e em Ensino (especialização em Educação Musical) pela Universidade de Oviedo, com formação profissional em Música (Piano) e Mestrado Internacional em Música pelo Conservatório Superior de Música de Oviedo "Eduardo Martínez Torner". É doutorada em Pedagogia pela Universidade de Valência, com foco na música dos mouros e cristãos de Alcoy. Funcionário público de carreira no ensino secundário desde 2001, atualmente em licença. Revisor regular de revistas de investigação e membro ativo de comités científicos. Trabalha com o grupo de investigação IEDUCARTS, centrado no trabalho interdisciplinar na sala de aula, particularmente em disciplinas artísticas como o Cinema, a Animação e a Ópera. Participa como professor convidado no projeto da Ópera Oberta "El Liceo en la Universidad" desde a temporada 2008/2009. Os seus interesses de investigação incluem a Didática da audição musical, as Tics e a educação musical, e a inovação educativa através da interdisciplinaridade e da ópera. Atualmente lidera o projeto emergente de I+D+i A paisagem sonora, a escuta, a criação e a recreação, financiado pela Generalitat Valenciana. Diretora do grupo de investigação iMUSED desde 2020, explora vários aspetos de educação musical. Vasto registo de publicações com mais de 100 artigos em revistas científicas e numerosas contribuições para conferências. Supervisão com sucesso de teses de doutoramento e projectos finais de mestrado. Dedicado à melhoria contínua das metodologias e técnicas de ensino com um forte compromisso com a educação.

Guillem Escorihuela CarbonellDoutorado em educação musical pela Universidade de Valência (2017), bem como mestre em Didática Específica (2014) e professor do ensino secundário (2011) pela mesma universidade. Para além disso, possui um Mestrado em Performance Musical pela Universidade Internacional da Andaluzia (2013) e uma Licenciatura em Música pelo Conservatório Joaquín Rodrigo de Valência (2010). Atualmente é Professor Auxiliar na Universidade de Valência, dedicando-se à investigação em educação musical. Está envolvido no grupo de investigação iMUSED, explorando tópicos como a análise de performance, educação de instrumentos musicais e estudos de audiência. Também leccionou noutras universidades e conservatórios, e tem experiência em gestão musical.Como intérprete, tem estado envolvido em várias orquestras e ensembles, gravando música para diferentes fins. É também Diretor Académico da Sala de Música da Universidade de Valência e membro da Academia Valenciana de Música.

Mais informações disponíveis nas redes sociais do Laboratório.