• Guitarra
O Labeamus - Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Músicas da Universidade de Aveiro do INET-md promove, no dia 5 de abril, dois workshops sobre o tema Ritmo e Corpo. O primeiro acontece das 11h30 às 13h00 e será dedicado ao TaKeTiNa - O que é o ritmo? O corpo como caminho para aprender. O segundo, das 15h00 às 17h00 será sobre Percussão Corporal - O mundo artístico e pedagógico dos sons. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.

0U6A1191_2.jpg

Micahel Siefke traz à comunidade de Aveiro e da UA a possibilidade de experimentar dois caminhos de aprendizagem e realização musical através do corpo. E, assim, de se confrontar e refletir, enquanto músico, docente e/ou estudante, sobre o que é o ritmo e o que ele mesmo “ensina” sobre aprender, fazer e imaginar música.
Os workshops decorrem na sala de drama do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) e vão ser dinamizados por Michael Siefke. Os interessados devem inscrever-se enviando um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.,">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Sobre o workshop TaKeTiNa
Desenvolvido por Reinhard Flatischler (Áustria, 1950), TaKeTiNa é um método de aprendizagem do ritmo sustentado na ideia de que o corpo é ele mesmo um instrumento. Utilizando passos, palmas e voz, os participantes, em grupo, são convidados a mover-se em três camadas rítmicas diferentes, experimentando, através da construção de blocos rítmicos “elementares”, o significado cinestésico, mental e emocional da experiência percussiva realizada. A vivência corporal e intuitiva com estes arquétipos rítmicos constitui, por sua vez, a base para a utilização de instrumentos, canções, dança, etc. Em TaKeTiNa cada um aprende ao seu próprio ritmo, mas todos são continuamente incorporados no processo social de desenvolvimento. Iniciantes e músicos experientes podem aprender no mesmo círculo.
Sobre o workshop Percussão do corpo
O workshop vai apresentar diferentes técnicas e estilos de percussão corporal, pequenas peças de atuação e jogos de improvisação, tendo em vista a realização e vivência, em contexto de grupo, de experiências de expressão e criação musical através do corpo. Procura-se ainda demonstrar como é possível trabalhar não apenas com todas as faixas etárias, como com grupos de três a várias centenas pessoas!
Michael Siefke | Músico e pedagogo, especializado em bateria e percussão, com formação em percussão clássica, educação musical elementar e percussão étnica. Com experiência em TaKeTiNa, psicoterapia humanista e Drumcircle, além de ser formador de malabarismo ReHoRuLi. Atualmente, é professor na escola de música de Calw, na Alemanha, e músico freelancer. Com uma carreira internacional, já trabalhou na Áustria, Suíça, Itália, Bélgica, Polônia, Lituânia, EUA, China e Austrália.