• Caretos
4.12.2023 | 15h15 | Aveiro | Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro | Anfiteatro Carlos Borrego

Realizam-se no Anfiteatro Carlos Borrego, Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, a 4 de dezembro de 2023, pelas 15h15, as provas do Programa Doutoral em Música, de Samuel de Freitas Barros Neto, com o tema "Mapeamento da ansiedade na performance musical: estudo quantitativo e qualitativo da sua prevalência no ensino superior".

Júri da tese de Doutoramento de Samuel de Freitas Barros Neto
  • Prof. Doutor Marcos Vinícius Araújo, Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Prof. Doutor Armando Humberto Moreira Nolasco Pinto, Professor Catedrático da Universidade de Aveiro
  • Prof. Doutor Paulo Alexandre Ferreira Chaló, Professor Adjunto do Instituto Universitário Egas Moniz
  • Prof. Doutora Patrícia Sofia Pinhanços Batista, Investigadora da Universidade Católica Português

A presente tese tem como principal objetivo compreender a ansiedade na performance musical (APM) no ensino superior em Portugal por perspetivas quantitativas e qualitativas. A APM surge como uma manifestação emocional pluridimensional que inclui um conjunto de respostas cognitivas, comportamentais e fisiológicas que pode acarretar prejuízos no desempenho da performance no início da carreira, com impacto ocupacional-profissional e pessoal indissociável.
Foram delineados quatro objetivos: (1) identificar e discutir estudos sobre as características da APM entre os estudantes de música do ensino superior; (2) estudar e compreender as origens e causas da APM a partir da visão de professores e estudantes do ensino superior de música em Portugal; (3) desenvolver e validar medidas quantitativas para o contexto do ensino superior de música em Portugal; (4) estudar o impacto dos preditores da APM em estudantes universitários portugueses. Para tal, quatro estudos foram elaborados. Inicialmente, apresenta-se uma revisão sistemática da literatura, que discute estudos presentes em base de dados internacionais sobre a APM no ensino superior. A partir das lacunas encontradas, surgiu a necessidade de empreender um estudo qualitativo sobre a APM em Portugal. Neste estudo, uma série de entrevistas semiestruturadas com professores e estudantes foram efetuadas, tendo os dados identificado quatro temas principais (perceções da APM, estratégias, fatores contextuais e apoio institucional). Este estudo contribuiu para a criação de um banco de itens para a construção de uma escala, a Escala Portuguesa de Avaliação da Ansiedade na Performance Musical (EPAAPM), um instrumento fiável e com boas qualidades psicométricas para medir o impacto da APM no contexto superior de ensino português. Por fim, esta tese apresenta resultados da aplicação da EPAAPM para avaliação do impacto dos preditores da APM (género, idade, experiência de performance, problemas de saúde, estratégias de coping e utilização de medicação) em uma amostra de 414 estudantes do ensino superior em Portugal.
A pesquisa salientou a importância de estudar a APM no ensino superior para promover um melhor entendimento da sua etiologia entre os estudantes, professores e psicólogos. Os resultados mostram diversos fatores associados a elevados níveis de APM, nomeadamente fatores contextuais, fatores situacionais, fatores individuais e sociais, cultura institucional, metodologia de ensino, falta de apoio institucional, e outros tópicos ligados à APM como prevalência, preditores de ansiedade, experiência de fluxo e estratégias de coping. Os resultados desta tese sugerem que programas de orientação preventiva e de promoção da saúde poderão promover o bem-estar e diminuir os níveis de APM dos estudantes do ensino superior em Portugal.

Orientação: Helena Paula Marinho Silva de Carvalho e Anabela Pereira