• Disco
Menu
Jornadas - Dança e Complexidade
 
 
 
8 de Julho de 2023 | 09:30 - 18:30 | Faculdade de Motricidade Humana
 
 

As jornadas científicas do INET-md polo FMH (2016201720182019) têm sido eventos fundamentais para reunir e incentivar a cooperação entre pessoas na área das Humanidades, em especial, no campo dos Estudos de Dança e Estudos Culturais. No dia 8 de julho de 2023, organizaremos a 5ª edição das Jornadas sob o tema “Dança & Complexidade”, que se centram no movimento e nas artes performativas sob uma perspetiva rizomática. Pretende contribuir-se para o aumento da consciência coletiva sobre o pensamento complexo, proporcionando um ambiente propício para a partilha de ideias e conhecimentos, bem como para a troca de experiências, a criação de parcerias e a promoção do avanço do conhecimento nesta área.

 

A perspectiva rizomática propõe uma abordagem não-linear e orgânica para o conhecimento, o que pode ajudar a ampliar a visão dos participantes sobre a diversidade de formas de pensamento e a complexidade do mundo em que vivemos. A discussão em torno destas abordagens, que expandem o pensamento linear versus o pensamento orgânico/caótico, pode ajudar a quebrar paradigmas e estimular novas formas de pensar, criando um ambiente propício para o surgimento de ideias inovadoras.

 

Nos últimos anos, o mundo tem ampliado o conhecimento, o que permite que várias áreas do saber expandam as suas bases epistemológicas, enraizadas no pensamento linear, aproximando-se do pensamento sistémico, caótico e orgânico (Allee, 1997). Neste contexto, as artes e outras disciplinas de estudo da performance humana não foram exceção. Nestas jornadas, reunimos investigadores especializados em perspetivas rizomáticas e sistémicas do movimento, da dança e das artes performativas, nomeadamente Adriana GehresCarlota TorrentsDaniela GattiDuarte Araújo e Jonatas Manzolli. O nosso objetivo é contribuir para a compreensão coletiva do pensamento complexo e para a discussão de trabalhos que incorporam uma perspetiva ecológica sobre o movimento na performance coletiva, destacando a cooperação e as interrelações como um modelo para a produção de conhecimento.

 

Entrada livre sujeita a inscrição através deste formulário.

 

Mais informações Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..