• Disco2
Menu
Colóquio
 
 
Ouvir de olhos abertos: Música e  Política em Portugal no Século XX
 
 
 
De 20 a 21 de Outubro de 2022 | Biblioteca de Alcântara
 

Os estudos focados nos cruzamentos entre prática musical e atividade política têm ocupado, nas últimas décadas, um espaço cada vez mais relevante no panorama académico internacional. A investigação sobre o papel da música enquanto veículo de ideários políticos e enquanto estímulo para a mobilização social, assim como o estudo da actividade político-partidária exercida por músicos e comunidades musicais, têm constituído temas de destaque na produção científica de diversas áreas, sendo a relação entre música e política analisada através de diferentes abordagens em diversos domínios científicos - a história, a musicologia, a etnomusicologia, a sociologia, a antropologia, entre outros.


Em Portugal, ao longo do século XX, a música constituiu uma importante ferramenta de expressão política. Através de diferentes géneros, correntes, estilos e práticas musicais, o papel e o impacto da música na vida social do país pode ser analisado, entre outros aspetos, através dos seus múltiplos usos e significados no âmbito das várias transformações políticas ocorridas durante este período, tais como: a introdução de conteúdos satíricos e de crítica social durante o fim da monarquia e a I República; a sua instrumentalização ideológica e propagandística durante a ascensão e consolidação do Estado Novo; a configuração de formas de resistência e de contestação contra o regime ditatorial; o caráter interventivo e de compromisso partidário na defesa de valores revolucionários durante e após o processo de transição para a democracia constitucional; o desenvolvimento de novos domínios musicais durante e após a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia; e, mais recentemente, o seu uso por novos movimentos de contestação social a modelos económicos neoliberais, entre outros tópicos.


Reconhecendo a importância do contributo científico neste debate, este colóquio propõe que se aborde a interação entre música e política no contexto português, apelando ao diálogo multidisciplinar e plural, tendo como objetivo contribuir para o mapeamento do estado atual da investigação que incida sobre as diferentes dimensões da relação entre música e política em Portugal ao longo do século XX.

Terá como convidados os seguintes oradores principais:


Robert Adlington: musicólogo, é desde 2017 Queen's Anniversary Prize Chair em Música Contemporânea na Universidade de Huddersfield (Reino Unido). Os seus interesses de investigação e as suas publicações têm-se focado nas relações entre música e democracia, música e comunismo e música e movimentos sociais e políticos.


Anthony Seeger: antropólogo e etnomusicólogo, é Professor Emérito no departamento de Etnomusicologia da Universidade da Califórnia, Los Angeles (EUA). É autor de um vasto número de publicações sobre assuntos relacionados com direitos humanos indígenas, arquivística, música tradicional e música folk norte-americana.

 

cartaz | programa