• Dança 1
Menu
30.11.2021 | 16:00-18:00 | NOVA FCSH | Sala B 201
 
 
 
 
Som, movimento e tecnologia: onde está o corpo na performance curatorial?
 
Esta pesquisa faz parte de uma tentativa mais ampla de articular um referencial teórico interdisciplinar para entender a prática de DJ na música popular como forma de performance curatorial. O projecto baseia-se na investigação existente nos campos dos estudos da arte e da performance que tratam a curadoria artística como performativa; esse trabalho geralmente trata a exposição do museu, por exemplo, não apenas como um arquivo de obras importantes, mas também como uma performance ao vivo em si mesma, na qual o curador e o público participam da criação de significado. Este trabalho diverge dessas investigações ao tratar a performance do corpo ao vivo como curatorial: estou a investigar várias formas através das quais as performances de DJs são, elas mesmas, actos de curadoria que contêm os elementos de colecção, selecção, narração e exibição. Esta parte do projecto investiga o complicado papel do corpo na performance curatorial. Académicos de diferentes disciplinas que estudam a performance (Teatro, Arte, Literatura, Ciências da Comunicação, etc.) enfatizam a centralidade do corpo humano nas actividades performativas, e a mediação da performance física com a tecnologia sempre levantou desafios teóricos (e até mesmo radical ambivalência). Esta questão é explorada aqui através da análise de dois exemplos desses desafios: (1) longas incursões académicas em tecnologias de DJ, de discos de vinil a arquivos digitais; (2) recente interesse académico no streaming digital (que surgiu como uma tendência durante a pandemia de COVID-19). Metodologicamente, o meu envolvimento com estes desafios é parte autoetnográfico, em parte fenomenológico e em parte interpretativo. O meu propósito, quando reexamino este trabalho, é identificar as formas através das quais o corpo encontra sentido na performance curatorial via interação física e psíquica que não está fixa no espaço ou no tempo.
 
Leitura recomendada:
  • Attias, Bernardo (2013). DJ Culture in the Mix: Power, Technology, and Social Change in Electronic Dance Music. Co-edited with Anna Gavanas and Hillegonda C. Rietveld. Sole author of Chapter 2, "Subjectivity in the Groove: Phonography, Digitality, and Fidelity." New York and London: Bloomsbury.
 
 
 
 
 
Bernardo Attias é Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da CSUN desde 1994. Foi Presidente do Departamento de 2007 a 2014. É doutorado em Comunicação com ênfase nos Estudos de Retórica pela universidade de Iowa (1997), e é licenciado em Communication pela Northwestern University's School of Speech. Antes de vir para o CSUN, Attias foi Professor Visitante Assistente no Departamento de Retórica e Comunicação da Temple University in Philadelphia, Pennsylvania. O seu trabalho foca-se na economia política de eventos massivamente mediados. Escreveu sobre a cobertura dos média da Guerra do Golfo, políticas de psicoanálise, retórica e política na cultura hip-hop, e sobre a "guerra" contra as drogas. A sua experiência de ensino é vasta. Na CSUN leccionou 23 disciplinas  diferentes. Vê a educação como um processo contínuo de desenvolvimento intelectual e o professor como um guia nesse processo. A sua filosofia de ensino, que promove a interactividade e o desenvolvimento de pensamento crítico, reflete o seu compromisso com o processo de ensino. Ele desenvolve materiais de ensino únicos e desafiantes, e tem estado na vanguarda do movimento para integrar novos recursos tecnológicos na educação. DJ, poeta e artista, traz a sua energia criativa e interesses para sua bolsa de investigação e para a pedagogia. Attias mantém uma série de sites que refletem seus interesses de ensino e pesquisa, bem como sua atividade política e artística. Incluem uma história retórica da guerra às drogas, um banco de dados de informações sobre o envolvimento da CIA no tráfico de drogas, uma análise de questões de "consentimento" na lei de crimes sexuais e sites dedicados aos filósofos franceses Michel Foucault e Jean Baudrillard.
 
Alexandra Urbano, aluna candidata a doutoramento na NOVA FCSH, com mestrado na mesma instituição sobre o uso da música na Guerra Colonial Portuguesa em Cabinda, Angola (1970-74) sob a orientação de Maria de São José Côrte-Real. DJ e produtora de trance psicadélico, Alexandra possui licenciatura em piano e terapia musical, domínios em que mantém atividade particularmente como professora de piano. Atualmente, trabalha no seu projeto de doutoramento sobre trance psicadélico, estudando aspectos terminológicos para entender a relação entre características audíveis de amostras melódicas e rítmicas de trances psicadélicos e dinâmicas fandom, envolvendo comportamentos de fãs em diferentes partes do mundo através de uma etnografia colaborativa desenvolvida em festivais na Índia , Israel, Brasil, México, EUA, Europa, África do Sul e Austrália, onde atua como Psytrance DJ.
 
 
 
 
O Seminário Doutoral "Música e Corpo: tradição e transgressão através da etnomusicologia e pensamento crítico" (M&Btt) é organizado pela Professora Maria de São José Côrte-Real e um grupo de estudantes de doutoramento avançados. Foca-se na investigação em música, dança e pensamento crítico. O conteúdo de cada sessão é diversificado, e resulta das colaborações entre investigadores internacionais convidados e jovens doutorandos do INET-md. A série de seminários estreia-se com a palestra de Timothy Rice. O conteúdo específico de cada sessão varia em função das colaborações entre os investigadores convidados e os estudantes de doutoramento. A aprendizagem transversal permite a preparação e defensa de trabalhos originais, participação em discussões colectivas, e o contacto com perspectivas multidisciplinares. Com uma metodologia original de discussões colaborativamente orientadas, o M&Btt desenvolve-se ao longo de sete sessões semanais, às terças-feiras. Para obter 10 ECTS, contactar Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
 
 
 
 

Cartaz | Programa da série