• KovaM
25.06.2021 | 16:30 | online

Carole Gubernikoff apresenta um panorama de obras de Gilles Deleuze e Felix Guattari onde são abordados temas e metodologias alternativas às metodologias tradicionais. O ponto de partida das análises musicais é a Intuição Imediata, termo cunhado por Gilles Deleuze a partir da leitura de textos de Henry Bergson. Esta intuição imediata se baseia no conceito de Escuta, que engloba tanto a composição quanto a análise musical e os necessários transbordamentos transdisciplinares.

Carole Gubernikoff é Professora Titular no Instituto Villa Lobos e do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Bacharel em Composição Musical na Universidade de São Paulo, fez seus estudos de pós-graduação, mestrado e doutorado, na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como tema de pesquisa durante seus estudos de pós-graduação, concentrou-se nas questões relativas aos sentidos na música a partir da análise da composição musical, em obras modernas e contemporâneas. Para o doutorado seu foco de concentração foram o tempo e o devir musical. Bolsista CNPq em 1991/1992 no IRCAM, Paris; bolsista Capes na Columbia University New York, 1998; bolsista Capes na École Normale Supérieure em Paris, 2003; concurso professora titular em 2006. De 2011 a 2019 foi Decana do Centro de Letras e Artes da UNIRIO. Solicitou aposentadoria em janeiro de 2021 e permanece como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO. Suas pesquisas se concentram em obras modernas e contemporâneas, estabelecendo diálogo com o pensamento de filósofos, principalmente Deleuze/Guattari. Como docente abrange épocas e estilos diferenciados, oferecendo disciplinas em metodologias de análise musical.