• Bombos2
23.01.2021 | 10:00-18:00 | online

O "2º Encontro de Danças com Tradição (EDT): do terreiro ao palco virtual" acontece na plataforma Zoom e Educast. É uma iniciativa da Dança / Técnicas de Dança Social, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, e do INET-md, pólo FMH, coordenada e produzida por Margarida Moura e Maria João Alves. Este 2º EDT pretende ser um momento de ligação à comunidade, promovendo o debate colaborativo sobre os desafios no ensino e na criação coreográfica na dança tradicional. Promove espaço e visibilidade para a apresentação de práticas artísticas e projetos comunitários que integram com maior ou menor pendor as danças tradicionais, portuguesas ou internacionais. Contamos com a participação activa, enquanto convidados, de profissionais como professores, performers, coreógrafos, produtores, investigadores, bem como estudantes e público interessado no tema da Dança Tradicional. Com um modelo virtual de apresentação predominantemente audiovisual, o 2º EDT inclui um testemunho de vida, dois fóruns de discussão e um painel artístico de apresentação de práticas artísticas e projetos comunitários em dança tradicional, bem como trabalhos coreográficos de danças tradicionais portuguesas e internacionais, dos estudantes do 1º ano da Licenciatura em Dança da FMH. Estabelecer e estreitar pontes entre a academia e a sociedade civil, educativa, cultural e etno-artística constitui, sem dúvida, o motivo que alicerça e alavanca a conceção e produção deste evento.