25 e 26 de Novembro de 2019 | DeCA - Universidade de Aveiro

Resumo

Este workshop convida à iniciação na gravação de sons dos nossos espaços para construir histórias e transformar as gravações em narrações sonoras. As técnicas de gravação, escuta profunda, edição, montagem e escrita são práticas próprias da criação de documentários e peças sonoras que formam um campo interessante tanto para a análise antropológica como para a expressão artística ou jornalística. As sessões tem um enfoque experimental e prático nestas fases, portanto, os participantes são convidados a começar a desenvolver uma ideia, uma história, um pequeno projeto durante o workshop. É também um encontro para reflectir e trabalhar o som como património cultural e guardião das memórias: o som como uma arte do tempo, constantemente em construção e em permanente mudança.

Laura Romero é autora de rádio, sonoplasta e investigadora. Nascida em Valencia, doutorou-se em Comunicação e Média em Espanha e formou-se em documentário sonoro em França. É professora de áudio na Universitat Oberta de Catalunya e durante os últimos meses trabalhou como investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Dirige regularmente encontros e workshops especializados em arte radiofónica e cultura de escuta. Realizou trabalhos sonoros para diferentes rádios e centros culturais da península ibérica e da França. O seu trabalho pessoal é baseado na intimidade e na poesia do som como uma ferramenta poderosa para contar histórias e preservar memórias.

O MEYES music to our eyes surgiu da necessidade de incrementar a qualidade dos documentos audiovisuais que os investigadores do INET-md produzem durante as suas pesquisas etnográficas sobre as práticas musicais. Estes documentos, imprescindíveis para a etnomusicologia, estão a tornar-se cada vez mais centrais não apenas na conservação, análise e divulgação das ditas práticas a través de tecnologias digitais, mas também na implementação de formas de partilhar os processos de investigação com as comunidades locais.