• Bombos2
Menu
Tracking the Creative Process in Music
 
 
 
 
9 a 11 de Outubro de 2019 | Colégio Almada Negreiros
 
 
 
 
A conferência internacional do TCPM reúne investigadores interessados ​​em criatividade artística e no estudo de processos de criação musical e sonora, do passado e do presente. Contempla uma ampla variedade de disciplinas (história, análise musical, psicologia, filosofia, ciências cognitivas, sociologia, etnomusicologia, antropologia, pesquisa de dança, design de som etc.). Cada abordagem contribui, à sua maneira, para o avanço de nossa compreensão dos procedimentos, técnicas, conhecimentos e know-how empregados pelos músicos envolvidos em projetos criativos.

Após as mudanças de paradigma epistemológico que a musicologia sofreu no final do século passado, a noção de "processo criativo" foi enriquecida. Os estudos de esboço estenderam seu escopo para além de obras de arte notáveis. Hoje, este campo inclui todos os repertórios musicais contemporâneos, bem como as dimensões orais, tecnológicas e colaborativas do processo criativo na música. Há um interesse crescente, por exemplo, na função da improvisação e do gesto no processo criativo, nas dimensões coletiva e colaborativa do trabalho artístico, na redefinição dos papéis do compositor e do artista, na arte da produção em estúdio, e nas estratégias de documentação, transmissão e desempenho futuro de trabalhos envolvendo tecnologia, etc. A complexidade e a multidimensionalidade deste campo de estudo exigem novas ferramentas analíticas e novos métodos de pesquisa.

Essa ampliação do campo também fornece um novo contexto para o estudo de obras e compositores do cânone musical ocidental. Seja com base em arquivos históricos ou na recolha de dados empíricos, os estudos do processo criativo na música compartilham muitos dos mesmos requisitos metodológicos, vocabulário descritivo e modelos de acção criativa. Portanto, esta conferência visa ser um fórum no qual as descobertas mais recentes de uma ampla gama de agendas de pesquisa possam ser apresentadas, discutidas e reunidas.
 
 
 
 
Organização: CESEM, INET-md  e IRCAM (Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique)