• Disco
Conferência de Doutoramento "As danças e os corpos na educação... no Brasil?"

12 de Julho de 2019 | 14:00 - 19:00 | FMH | Universidade de Lisboa | Anfiteatro 1

Resumo
Nossa proposta se estabelece em torno das discussões sobre o corpo e a dança na educação, a partir de uma perspectiva de dança como corpomídia (Greiner, 2018), de educação como experiência (Larossa, 2018) e de currículo cultural (Neira, 2018). Nesse caminho temos nos aproximado das discussões sobre corpo, cultura, imagens como processos (Greiner, 2017). Assim, temos desenvolvido, juntamente com professores da educação básica, experiências com corpos e danças que procuram produzir intersecções entre corpos, danças e culturas juvenis.

Adriana Gehres é professora adjunta da Universidade de Pernambuco desde 1989 e atua nas discussões sobre dança e educação no Brasil e em Portugal. Atualmente desenvolve estágio de pós-doutorado na Faculdade de Educação de São Paulo. Foi coordenadora do Festival de Dança de Recife e atuou como assessora de dança da secretaria de cultura do Estado de Pernambuco. Publicou o livro Corpo-dança-educação na contemporaneidade ou da construção de corpos fractais e tem publicado artigos e capítulos de livro sobre dança e educação.