• Disco2
Talk-ip!: Para uma compreensão do lugar da música nos eventos de recriação histórica em Portugal

12 de Abril de 2019 | 16:30 | Anfiteatro João Branco | DeCA | Universidade de Aveiro

Resumo
O Post-ip, post-in-progress, leva a cabo mais uma edição do talk-ip! O talk-ip consiste num formato de conferencias ou recitais-conferência onde os alunos de pós-graduação (mestrado ou doutoramento) apresentam e discutem o seu trabalho. Através desta discussão podem ouvir ideias, pontos de vista e contributos dos seus pares, para os trabalhos que irão defender no futuro.
Ana Clément, música multi-instrumentista, tem realizado trabalho musical nos mais variados contextos. Em 2005 licenciou-se em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Dois anos depois, obteve o Diplôme Universitaire de Musicien Intervenant en Milieu de la Santé na Université Marc Bloch (Estrasburgo – França) / APMHIS. Desde 2014 frequenta o Programa Doutoral em Música na Universidade de Aveiro, estando a concluir a sua investigação de doutoramento em Etnomusicologia.
Entre o vasto espectro de eventos temáticos de animação ao ar livre envolvendo música, que ocorrem anualmente em numerosas localidades do território português no presente, as chamadas "feiras medievais" e as recriações históricas têm vindo a obter crescente importância. Estas iniciativas incluem diversos ingredientes expositivos e performativos, com o propósito de evocar e "representar" simbolicamente imaginários colectivos associados ao passado. A música parece ser incontornável nos processos de mobilização do passado e de construção de significados. O objectivo desta investigação é contribuir para a compreensão do papel da música nos eventos de recriação histórica em Portugal.