• KovaM

Repensar as Paisagens Sonoras: Comunidades, Património e Tradições +
4.º Encontro do Comité Nacional do ICTMD- Portugal

27 a 29 de novembro de 2024, Universidade de Évora

A temática das Paisagens Sonoras tem sido objeto de ampla reflexão teórica, com contributos provenientes de diferentes áreas disciplinares, como os Estudos de Som, Antropologia, Musicologia Histórica, Etnomusicologia, Historiografia, Sociologia, Geografia, Estudos Artísticos, entre outras. A natureza polissémica do conceito, a partir da proposta de R. Murray Schafer (1977), tem possibilitado perspetivas transversais, cruzamento de saberes e posições críticas que evidenciam abordagens multi e interdisciplinares. As reflexões e críticas ao conceito e à sua plasticidade orientam-se em múltiplas direções que percorrem desde a objeção ao seu uso, a novas propostas conceptuais. A ênfase nas dimensões ecológicas, criativas, ou da relação com o património, e o aparecimento de propostas metodológicas como os soundwalkings, preconizam um campo fértil ao nível da produção científica. As múltiplas abordagens conduzem ao questionamento sobre que som é ouvido, registado, arquivado e analisado, por quem é percecionado e em que contexto e condições. A Paisagem Sonora não fica assim reduzida ao ato da escuta e da perceção. Ela inscreve uma teia de significados que importa analisar a partir de diferentes perspetivas, enquanto parte de uma realidade fluída, complexa e culturalmente construída.

Congresso Internacional Paisagens Sonoras: Tradições, Comunidades e Património, que coincide com o 4.º Encontro do Comité Nacional do ICTMD - Portugal, é organizado pelo Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical (CESEM) – Polo de Évora/ Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora, no âmbito do Laboratório Associado IN2PAST, contando com o Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) como instituição parceira. Convidamos a comunidade académica a submeter as suas propostas de participação (comunicação/painel), inseridas nas temáticas a abordar no congresso, partindo do estudo das Paisagens Sonoras:
  1. Enquadramentos conceptuais e metodológicos
  2. Práticas expressivas locais, comunidades e tradições
  3. Som, património e paisagens sonoras históricas
  4. Processos de turistificação e patrimonialização
  5. Estratégias de sustentabilidade e ecologia
  6. Mapeamentos e práticas de arquivo
  7. Outras propostas e abordagens
Proposta de comunicação: Comunicação de 20 minutos, seguida de 10 minutos de discussão. Deve ser enviado um resumo (c. 300 palavras) e uma breve nota biográfica (c. 100 palavras). Na proposta deve indicar o seu nome e afiliação institucional.

Proposta de Painel presencial: tem duração de 90 minutos (três artigos de 20 minutos cada, seguidos de 10 minutos de discussão. Deve ser submetida uma proposta pelo organizador do painel (c. 300 palavras), bem como de cada comunicação individual (c. 300 palavras).

Proposta de Painel via Zoom:
 igual ao painel presencial. Todos os participantes deverão apresentar via Zoom.

Línguas oficiais do congresso:
Português, Espanhol, Inglês.

Prazo para submissão de resumos:
30 de julho de 2024

Endereço para submissão de resumos:
evorasoundscapes[at]gmail.com