• Guitarra
Indiana University Press

Durante décadas, os festivais forneceram importantes locais de investigação para folcloristas e etnomusicólogos. Embora teórica e metodologicamente diversa, essa literatura tradicionalmente se concentra na comunidade da experiência do festival e no fluxo da vida social quotidiana além dos limites do festival. Atendendo à tendência ativista da pesquisa etnográfica, pretendemos explorar a ideia dos festivais como formas estratégicas de ação social. Especificamente, como pode um estudo etnográfico crítico de festivais revelar as maneiras pelas quais performers, participantes e organizadores encontram e desafiam as inúmeras formas de violência que enquadram o mundo contemporâneo? Como os festivais constituem locais de actividades e formas de intervenção social e política?

Os co-editores David A. McDonald e Jeremy Reed da Indiana University e Andrew Snyder da Universidade Nova de Lisboa procuram propostas de capítulos para explorar os debates existentes e emergentes sobre as dinâmicas dosestivais e do activismo. Este volume entende os festivais como um espaço entre disciplinas como folclore, etnomusicologia, estudos da performance, estudos culturais, estudos de média e outros. Ao mesmo tempo, uma abordagem atenta e criticamente etnográfica do festival pode ser útil para campos profissionais além das ciências sociais, como administração artística e relações públicas. Insentivamos a investigação original que explore a relevância dos festivais enquanto ferramentas de intervenção social e política. Também encorajamos propostas de capítulos que integrem a investigação sobre festivais nas conversas contemporâneas sobre trabalho aplicado, activista e voltado para o público nas humanidades.

Esperamos que este volume seja publicado enquanto parte da série "Activist Encounters in Folklore and Ethnomusicology" pela IU Press. Para participar, é necessário enviar um resumo de 250 palavras para David A. McDonald  Jeremy Reed ou Andrew Snyder até dia 20 de Novembro de 2021. A versão integral do capítulo devem ser submetida até dia 1 de Maio de 2022. A versão final deverá chegar no outono de 2022.

Deadline: 20.11.2021