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Call for Papers - Baroque Festivals between the Sacred and the Profane: Europe and the Atlantic
A arte efémera, expressão visível do aparato festivo, impõe-se e transforma os espaços, em diálogo com as artes perenes e com a paisagem sonora. A hegemonia da pintura, escultura ou arquitetura esbatem-se no diálogo com as artes ditas decorativas e com as performativas. Na festa irmanam-se artes, artistas, encomendadores, participantes e público. Breve momento jubilatório, ela é a expressão da imaginação, da coligação das artes e das gentes, a apoteose do conceito de obra de arte total, que o Barroco instaurou e que Leibniz na sua Monadologia leu como a arte de encontrar "as belas construções", ou seja de forjar mundos imaginários tão possíveis como aquele em que vivemos.
A composição final do aparato festivo reflete a essência do Barroco: jogo de multiplicidade de formas em diálogo e em contínuo desdobramento: "la peinture sort de son cadre et se réalise dans la sculpture de marbre polychrome; et la sculpture se dépasse et se réalise dans l'architecture; et l'architecture à son tour trouve dans la façade un cadre, mais ce cadre décolle lui-même de l'intérieur, et se met en rapport avec les alentours de manière à réaliser l'architecture dans l'urbanisme" (Giles Deleuze, Le Pli, Minuit, 1988, pp. 167-168).
Com este congresso pretende-se ensaiar uma abordagem a este fenómeno, que focada na dimensão artística, suportada nas várias valências que as artes aportam à Festa Barroca, se quer interdisciplinar, pensando o fenómeno no tempo dos séculos XVII e XVIII, com visões renovadas pelos estudos mais atuais.
- Encenação, códigos e rituais: artes da mesa, batizados, casamentos, aclamações, entradas régias, embaixadas.
- Teatros, encenações, beatificações e canonizações, procissões do calendário litúrgico, especiais devoções.
- A literatura, os livros e as gravuras: disseminação e fixação de modelos.
- A música e a dimensão sonora da festa.
- Festa e urbanismo: cenografias efémeras, seus agentes e impacto no território.
- Título da proposta;
- Identificação do proponente (nome, afiliação institucional, país e email);
- Resumo (até 300 palavras);
- Curriculum Vitae curto (até 200 palavras).